domingo, 26 de junho de 2011

JORNAL FOLHA DE PARNAMBUCO - Folha dos Concursos

Para as provas, é preciso ficar atento aos conceitos e detalhes teóricos dos assuntos

Priscila dos Santos
 www.folhape.com.br/index.php/caderno-folha-dos-concursos/646517-so-a-pratica-nao-vale-para-o-estudo-de-informatica

Esta matéria é referente ao concurso de Guarda Municipal da prefeitura do Recife que em breve terá seu edital publicado.
Professor Alessandro sugere que o candidato se antecipe ao conteúdo programático

De uma certa forma, boa parte dos concurseiros possui noções de Informática pela prática do uso do computador. Mas existe uma diferença entre prática e teoria, e é esta que é cobrada nas provas de concursos públicos. “O usuário não presta muita atenção aos detalhes, e a disciplina envolve certos conhecimentos sobre conceitos. As questões costumam exigir bastante atenção e conhecimento teórico. Não basta apenas praticar, é preciso estudar. Só passa quem estuda Informática!”, alerta o professor do Interativo Cursos, Alessandro César.

Os principais assuntos a serem estudados, de acordo com o professor, são Windows XP, Word, Excel e Internet. “Para o sistema operacional, o candidato deve ficar atento a teclas de atalho, versões do XP, windows explorer e ícones do painel de controle. No word, geralmente são cobrados conhecimentos dos botões da barra de ferramentos e da barra de menus e também teclas de atalho. Já sobre a planilha, a maior parte das questões envolve as fórmulas =soma,  =média, =máximo, =mínimo e com menos frequência, para esse tipo de concurso, a função =se. Por fim, em relação à internet, o concurseiro deve se ater ao conceito de rede  e seus tipos de conexões, assim como tecnologias, protocolos, intranet e serviços”, explica.

Segundo Alessandro César, apesar de estarem sendo abordados a versão 2003 de Word e Excel, também devem ser estudados a 2007 desses programas. “Sobre o sistema operacio­nal, não acredito que Windows7 será cobrado, mas não custa nada dar uma olhadinha nesse assunto”, adianta. Essas são as orientações do professor enquanto não sai o edital com o conteúdo programático, mas quando o documento for publicado, o concurseiro precisa ficar atento para ajustar os seus conhecimentos.

Se a Prefeitura do Recife escolher a UPE como organizadora - como ocorreu com o último certame para guarda municipal - o professor comenta que geramente as provas da banca não costumam ser complexas. “Ela prima muito pelo conhecimento puro do assunto. Ou o candidato sabe ou não sabe”, analisa.

BIBLIOGRAFIA
- Informática para Concursos - 7ª Edição - Série Provas e Concursos, de Jorge Ruas. Editora Campus
- Informática para Concursos Públicos - 3 CDs Rom, de Eduardo Moraz e Ronaldo Paes Brito. Digerati Books
Assuntos Principais
Windows XP: teclas de atalho, versões, windows explorer e ícones do painel de controle
Word: conhecimentos da barra de ferramentas, barra de menus e teclas de atalho
Excel: conhecimentos de fórmulas, botões e conceitos
Internet: conceito de Rede, tecnologias, protocolos,  intranet, serviços e navegadores

Nenhum comentário:

Postar um comentário