Tocador de música da Apple completa primeira década com queda nas vendas e sensação de missão comprida
Aparelho já vendeu 314 milhões de unidades desde o seu lançamento em 2001
Há exatos dez anos, no dia 23 de outubro de 2001, Steve Jobs mostrava ao mundo a sua mais nova invenção: o iPod. O tocador de MP3 cuja promessa era armazenar "mil músicas no seu bolso" fez tanto sucesso que mudou a forma como compramos e consumimos música.
O aparelho teve 314 milhões de unidades vendidas desde o seu lançamento e tornou-se uma das bugigangas tecnológicas mais consumidas no mundo. Para efeito de comparação, o Walkman, em sua primeira década, vendeu 50 milhões.
No entanto, todos os impérios caem um dia e o tocador de MP3 mais vendido do planeta vem registrando queda nas vendas há dois anos. Com os smartphones cada vez mais potentes e acessíveis, a briga ficou injusta para o iPod, que não sofre uma atualização desde 2009.
A Apple ainda não anunciou o fim do aparelho, mas indícios de a empresa estar arquivando a marca e fatos curiosos como o museu de arte Moderna de Nova York adicionar o iPod ao seu acervo reforçam a ideia que o produto esteja mesmo nos seus momentos derradeiros.
A seguir, saiba um pouco mais sobre esse pequena invenção que ajudou a erguer a Apple e salvar a indústria fonográfica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário