A entidade de fomento ao empreendedorismo Anjos do Brasil deu dicas para quem está em busca de investimento. Em entrevista ao site da Pequenas Empresas & Grandes Negócios, o fundador da empresa, Cássio Spina, cita dez pontos que devem ser levados em consideração na hora de apresentar um projeto. Veja a seguir:
1 - Não bata na porta errada
Antes de buscar por um anjo, saiba se o projeto está alinhado com os interesses do investidor. Pesquisar sobre projetos anteriores é o ideal. As chances de sucesso aumentam quando se ‘bate na porta certa’.
2 – A execução vale mais que a ideia
Ter uma boa ideia é fundamental, mas sozinha não sustenta o projeto. Investigue todas as possibilidades sobre o mercado e evite ‘achismos’.
3 – Monte um time
Todo investidor presta atenção no time envolvido no projeto. A equipe deve ser completa com pessoas que saibam executar e vender a ideia. Se não houver harmonia entre os participantes ‘não tem jogo’.
4 – Sem arrogância
O empreendedor precisa de carisma, porque será avaliado pela sua capacidade de conquistar clientes. É importante dar abertura para diálogos e críticas. A simpatia e humildade podem ajudar.
5 – Diferencie 'plano de negócio' de 'modelo de negócio'
Às vezes o empreendedor se preocupa tanto com as normas de padronização de um plano de negócio que se esquece de prever o modelo de negócio. É importante mostrar onde e como irá ganhar dinheiro com o plano. Isso estimula o investidor.
6 – Gerencie seu tempo
Não dê prazos que não vai cumprir. Mostre que sua empresa é organizada e faça as entregas na data estipulada. Investidores apreciam a pontualidade e o jogo aberto.
7 – Defina responsabilidades
7 – Defina responsabilidades
Defina claramente, logo no primeiro encontro, quem será responsável por cada parte do projeto. Os anjos não se interessam por grupos sem liderança ou contato fixo.
8 – Não tenha pressa
Estipule um prazo para uma proposta e já pré-agende um próximo encontro. Desta forma, a equipe mostra a maturidade e planejamento das ações. Isso também evita as cobranças por respostas.
9 – Crie um bom ‘pitch’
O Pitch nada mais é do que uma forma resumida e organizada de dizer coisas importantes sobre a empresa. Estude, treine e pratique o seu discurso.
10 – Seja verdadeiro
Investidores buscam por pessoas com vontade e verdade. Nas apresentações, seja verdadeiro e mostre paixão pelo projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário