A Marinha do Brasil tem a missão de preparar e empregar o Poder Naval, a fim de contribuir para a defesa da Pátria. Estar pronta para atuar na garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem; atuar em ações internacionais e em apoio à política externa do País, a fim de contribuir para a salvaguarda dos interesses nacionais.
Para ingressar nessa força o interessado tem duas opções: como militar de carreira ou pelo Alistamento Militar, indispensável para todo jovem brasileiro do sexo masculino, de acordo com a Lei do Serviço Militar (lei No 4.375, de 17 de agosto de 1964). O processo de seleção é informatizado e impessoal, segundo os critérios estabelecidos pelo Ministério da Defesa e pela necessidade de contingente das três Forças.
O Ingresso na Marinha do Brasil, para provimento no quadro funcional efetivo de carreira, ocorre por meio de concursos públicos destinados a candidatos de ambos os sexos, com as mais variadas formações de níveis de escolaridade (fundamental, médio ou superior) em diversas áreas de atuação e formação.
Conheça algumas opções para as Carreiras Navais
Nível de escolaridade: Ensino fundamental.
Somente para homens.
O Corpo de Praças da Armada (CPA), cuja carreira inicia-se nas Escolas de Aprendizes-Marinheiro, tem como principais atribuições o guarnecimento dos navios e/ou aeronaves componentes da Marinha do Brasil, executando as tarefas necessárias à manutenção e operação de equipamentos e sistemas, à conservação de compartimentos e ao atendimento de serviços gerais e específicos de bordo. Além disso, as praças do CPA podem ser designadas para o exercício de funções técnicas ou administrativas, de acordo com as necessidades da Marinha, em organizações militares em terra.
Exigência: Ser brasileiro nato, sexo masculino e ter de 18 a 21 anos de idade.
Provas a serem realizadas: Matemática, português e ciências.
Local de realização do curso: Em uma das quatro Escolas de Aprendizes-Marinheiros, localizadas nas cidades de Florianópolis (SC), Vitória (ES), Recife (PE) e Fortaleza (CE).
Nível de escolaridade: Ensino médio.
Para homens e mulheres.
Os alunos na graduação de Aspirante, realizarão o clico escolar com duração de 4 anos letivos, para todos os cursos, sob regime de internato. Cada ano letivo compreenderá um período de verão e um período acadêmico. No período de verão serão realizados, respectivamente, o estágio de adaptação para os aspirantes do primeiro ano, o estágio de sobrevivência no mar, o estágio de sobrevivência na selva e outros para os aspirantes do segundo ano e viagens de instrução para os aspirantes do terceiro ano. Já no período acadêmico serão realizadas as atividades de ensino, treinamento físico e formação militar-naval.
Exigência: Candidatos devem ter 18 anos completos e menos de 23 anos (no dia 1º de janeiro de 2015), além do ensino médio completo.
Acesse o site da Marinha para conferir o andamento dos concursos.
Provas a serem realizadas: candidatos do sexo masculino serão avaliados por meio de prova escrita objetiva de matemática e física, o sexo feminino prova escrita objetiva de matemática, além de prova escrita objetiva de português e inglês e redação para todos os candidatos.
Local de realização do curso: Escola Naval, Rio de Janeiro (RJ).
Nível de escolaridade: Ensino técnico de nível médio completo.
Para homens e mulheres.
O Corpo Auxiliar de Praças (CAP) destina-se a executar e apoiar, no nível técnico, a gestão administrativa, operativa e de saúde da Marinha, além da manutenção de seus navios de guerra, de pesquisa, de apoio e de suas aeronaves.
Os militares pertencentes ao CAP ocupam cargos relacionados às áreas de administração, informática, saúde, manutenção e reparo, exercendo, normalmente, atividades nas organizações militares em terra, ou ainda, embarcando em navios de acordo com a necessidade do serviço.
Ingressam na Marinha com ensino técnico de nível médio completo, obtido no meio civil, e realizam curso de formação militar naval que os capacita a exercer suas atividades profissionais em ambiente militar-naval, inicialmente como Cabos. Ao longo da carreira, podem realizar cursos de especialização e de qualificação técnica para alcançar, sucessivamente, as demais graduações citadas anteriormente.
Exigências: Ser Brasileiro nato, ambos os sexos e ter de 18 a 24 anos de idade.
Provas a serem realizadas: Conhecimentos profissionais e redação.
Local de realização do curso: Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA), Rio de Janeiro (RJ).
Nível de escolaridade: Ensino superior.
Para homens e mulheres.
O Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) é uma força de pronto-emprego de caráter expedicionário por excelência, exclusivamente composta por militares voluntários, submetidos a processo de seleção e treinamento no combate em terra, mar e ar, com a tarefa de garantir a projeção do poder naval em terra, por meio de desembarques realizados em conjunto com navios e efetivos da Marinha do Brasil.
A existência do CFN é também essencial para a defesa das instalações navais e portuárias, dos arquipélagos e ilhas oceânicas nas Águas Jurisdicionais Brasileiras, para atuar em operações de paz e em operações humanitárias, em qualquer lugar do mundo.
É composto pelos oficiais oriundos da Escola Naval e pelos oficiais que ingressam pelo Quadro Complementar do Corpo de Fuzileiros Navais.
Ser brasileiro nato, sexo masculino e ter menos de 29 anos de idade.
Provas a serem realizadas: Conhecimentos Profissionais e Redação.
Local de realização do curso: Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW), Rio de Janeiro (RJ).
Acesse o site da Marinha e tenha mais detalhes sobre como ingressar nesta Força Armada.
Atletas militares
A única forma de ingressar na Marinha como atleta é como militar temporário, por um período máximo de 8 anos. O processo de recrutamento de atletas de alto rendimento se dá na maioria das modalidades através de ranqueamento ou índice.
Não são todas as modalidades esportivas na qual a Marinha recruta atletas. A comissão responsável pela seleção de atletas é o Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (Cefan), que, geralmente, seleciona atletas com índices olímpicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário