A concorrência entre os concurseiros de olho em oportunidades na carreira pública continua em 2015. “Acredito que, como em 2014, o ano será grandioso em relação ao número de vagas em concursos públicos”, diz a professora de direito administrativo, Pollyana Dieine.
Paulo Estrella, diretor acadêmico da Academia do Concurso, diz que 2015 é promissor para quem é da área fiscal. É que estão previstos concursos historicamente bastante concorridos e difíceis, como o do Ministério do Trabalho, do BNDES e da Receita Federal.
Mas o ano promete ser agitado também para quem é da esfera jurídica e está na disputa para cargos técnicos, de oficiais de Justiça, cargos de magistrados e, sobretudo, para carreiras nas defensorias estaduais. “Se tivesse que dar uma dica na área jurídica, aconselharia que estudasse para a carreira de defensor público, que deve abrir muitas oportunidades nos diversos estados da Federação”, diz Fernando Bentes, diretor do site Questões de Concurso.
Concursos estaduais merecem atenção, também na opinião da professora Pollyana Dieine. “Na esfera estadual o que vem ganhando destaque são os cargos para inspetor e outros da Polícia Civil, há muita especulação sobre estes concursos”, diz.
No entanto, em termos de número de inscritos, a seleção do INSS para técnicos e analistas deve ser uma das campeãs de interesse neste ano, segundo os especialistas.
Bentes ainda chama a atenção para as esferas municipais, que devem ter muitas vagas abertas em 2015, já que o ano antecede as eleições locais. “Os prefeitos estarão empenhados em realizar concursos para autopromoção e para formação de uma base eleitoral que supostamente os apoiará”, diz ele.
A seguir, veja alguns dos concursos previstos, com salários que ultrapassam a casa dos 4 mil reais e que devem ser os mais cobiçados de 2015 por candidatos de todo Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário