terça-feira, 27 de dezembro de 2011

O que podemos esperar do Google em 2012?

Veja quais serão os desafios da empresa para o próximo ano e o que as novidades podem trazer de melhorias





Google
2012 será um ano muito importante para o Google. A gigante de buscas terá de enfrentar os tribunais diversas vezes, além de consolidar seus sistemas operacionais, lojas de aplicativos e oferecer melhorias nas buscas. Pensando nisso, o site Cnet listou os cinco maiores desafios da empresa para o próximo ano e o que podemos esperar da companhia. Confira!

1 - Ações antitruste nos Estados Unidos e Europa

A Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos e a Comissão Europea querem saber se o Google não está se valendo de sua posição dominante do mundo virtual para impedir o surgimento de outras empresas, seja na área de buscas ou em outros segmentos. Pelo menos três empresas afirmam que a gigante de buscas tem usado de seu poder para impedir o crescimento de outros negócios como a Yelp, Expedia e Nextag, buscadores de regiões ou mercados específicos. Segundo as acusações, o Google não exibe resultados de buscas aleatoriamente, apenas links que remetam a serviços da própria empresa.

Estes inquéritos podem vir à tona em 2012, pois parece que a comissão norte-americana vai querer resolver o assunto antes da eleição presidencial, especialmente porque uma nova administração poderia ter uma abordagem diferente em relação à aplicação da legislação antitruste. 

2 - Defesa de patentes 

A Microsoft e Apple entraram com ações de quebra de patentes em dispositivos que rodam Android ou Chrome OS, que deverão ser julgadas em 2012. O problema é que o Google tem um pequeno portfólio de patentes, o que pode deixar a companhia vulnerável. Normalmente, a defesa se baseia em patentes já existentes para propor acordos de licenciamentos cruzados, que mantêm ambas empresas fora do tribunal. No entanto, como a gigante de buscas não possui muitas patentes registradas, essas ações podem dar muito mais trabalho.

3 - Buscas mais sociais

Bradley Horowitz, um dos principais executivos do Google+, disse recentemente que a companhia tinha entregado aos internautas o Google+ e, agora, a companhia estaria pronta para oferecer um novo Google. O que Horowitz quis dizer é que a meta da empresa é oferecer uma busca mais social. Por meio do Google+, a companhia sabe mais sobre seus internautas e, assim, pode entregar resultados de buscas ainda mais inteligentes. Se para alguns isso é positivo, outros acreditam que esse cruzamento de informações pode ser bastante perigoso à privacidade.

4 - Atualizações do Android

Desde que foi lançado, em 2007, o Android tem ganhado cada vez mais mercado, ultrapassando alguns gigantes como a Apple. No entanto, como o sistema operacional é utilizado por diversos fabricantes, as atualizações do sistema operacional acabam sendo diferentes em cada aparelho. Para contornar essa situação, o Google afirmou em sua última conferência para desenvolvedores que, em 2012, desenvolveria diretrizes para ajudar as fabricantes a obter atualizações mais rapidamente.

5 - Aumento do market share do Chrome 

Recentemente a empresa de pesquisa StatCounter divulgou que o Chrome 15 tinha sido mais usado na última semana de novembro do que o INternet Explorer 8. A notícia caiu como uma bomba já que o IE sempre foi o líder entre os navegadores. Por conta disso, o Google espera que, em 2012, o browser da companhia fature uma fatia maior do mercado de navegadores. Com o aumento do uso do Chrome, a gigante de buscas pode, inclusive, fazer melhorias na Chrome Web Store, a loja de aplicativos, por exemplo.
Fonte: Olhar digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário