domingo, 22 de janeiro de 2012

Será 2012 o ano dos negócios sociais?

Estudo mostra como a criação de soluções corporativas com apelo social tem evoluído ao longo de 30 anos



Social Business
Quais páginas de empresas você curte no Facebook? Que perfis oficiais você segue no Twitter ou acompanha postagens no Google+? Quando as redes sociais começaram a se popularizar, as grandes empresas perceberam que, para um melhor relacionamento com o seu público alvo, seria necessário estudar uma forma dinâmica para entrar nas redes sociais. Isso levou à popularização de um novo modelo de negócios - o social business.

Ao contrário do que muita gente pensa, o conceito de negócios sociais não é tão novo. Na verdade, as empresas estudam formas de se relacionar com seus clientes de forma direta há exatas três décadas. E, de lá para cá, muita coisa evoluiu. O grupo Global Dawn pesquisou e elaborou um infográfico detalhado, mostrando como essa linha de raciocínio corporativo foi mudando e se adaptando com o passar dos anos:

Reprodução

Como o infográfico mostra, o ramo tecnológico começou a se "socializar" com a incursão do software livre, na década de 1980. Desde então, diversas soluções foram implementadas para variadas necessidades, como o compartilhamento peer-to-peer e o licenciamento Creative Commons de propriedade intelectual.

Mais ou menos na mesma época, o marketing começou a atacar mídias sociais e criar programas
de fidelidade, ao passo que os ecossistemas móveis começam a ser criados para abarcar todas essas ideias.

Tudo o que nos é rotina hoje: AppStore, jogos online, marketing digital, é derivativo dessas inovações listadas na imagem acima.

Fonte: Olhar digital

Um comentário:

  1. muito legal o seu blog e seus pensamentos, professor. tivemos uma primeira aula hoje no Nobre e adorei seu método de ensino. vou começar a gostar de computador e concursos com informática, talvez...rsrsrs

    ResponderExcluir