CURSO DE ORATÓRIA

Técnicas de Oratória


Programa do curso

Introdução à oratória
Bases da comunicação oratória;
Retórica;
As figuras da retórica;
Histórico da oratória;
O que é a oratória?
Os gêneros da oratória
Aspectos éticos da oratória
Aspectos físicos da oratória
Organizando suas informações (assunto, objetivos, local e circunstâncias);
Elementos estruturais para elaboração de um discurso;
Divisões do discurso e/ou apresentações;
Vocabulário;
Comunicação não verbal;
Postura corporal;
Expressões faciais;
Comportamento ocular;
Aparência física;
Cuidados com o uso do microfone;
Cuidados com a sua voz;
Exercícios para o estímulo fisiológico;
Treino auditivo;
Treino relaxamento e respiratório;
Treino vocal;.
Como funciona o cérebro 
As linguagens cerebrais 
Falar 
Olhar
Movimentação
Como chamar a atenção do público
Como esconder a ansiedade
Gestos
Contexto das apresentações
A comunicação
Os passos para uma boa apresentação
Primeiras ações
Definição de objetivos
O planejamento
A preparação
Conhecendo seu público
Sugestões e erros da comunicação
O arranjo do espaço físico
A postura
Os meios físicos
Exercícios
A arte de convencer
E outros

Carga Horária do curso
15h
Tipo de aula
Teórica e prática
Equipamentos necessários que serão utilizados na aula
Microfone, caixa de som(se possível), projetor de vídeo e um netbook
Possíveis valores

R$ 200,00 por participante

CURSO MINISTRADO PARA EMPRESAS!

Ligue ou mande um E-mail
Profº Alessandro César
(81) 9706-3985
(81) 9289-3401
adset@outlook.com

A importância da oratória para os profissionais


Ser um profissional de sucesso sempre dependeu de suas qualidades em trabalhar em alguma área específica. Mas algo que às vezes passa despercebido por muitas pessoas é que a capacidade de oratória que esses mesmos profissionais apresentam é incrivelmente boa e persuasiva.
A arte do falar bem em público não é dom recluso apenas para um pequeno grupo de pessoas. Qualquer um pode ser um ótimo orador, as únicas necessidades são treinamento e calma. No mercado atual, um curso de oratória é de grande ajuda para quem quer falar bem, mas sofre com timidez ou simplesmente medo.

Também existem técnicas comprovadas que funcionam como treinamento para essas pessoas. Por exemplo, preparar a apresentação com uma boa antecedência te dá tempo para ensaiar e se adequar ao tipo de texto que você vai apresentar. Assim como conhecer o seu público, chegar cedo e sempre ter um apoio visual no local da apresentação. 
Ser um bom orador não é uma questão de discursar bem. O que você precisa entender é que o necessário é abrir um tipo de conversa com o seu público. É muito mais fácil quando você está conversando, portanto, aproveite essa liberdade que você tem e estruture bons textos que passem todas as informações de maneira direta e sem percalços.
Todas essas dicas vão ajudar você a começar um bom relacionamento com a oratória. Elas são de extrema importância para todos os profissionais e também para estudantes que querem ser profissionais de sucesso.
Lembre-se, conheça profundamente o assunto sobre o qual vai palestrar, tenha calma e concentração. Só assim você estará no caminho certo para atingir seus objetivos e se comunicar de maneira aberta e tranquila.

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NOS DIAS ATUAIS

Curso de Oratória: Como Falar em Público com Naturalidade e Entusiasmo

O mundo hoje está dividido em dois grandes blocos:
Pessoas que falam  em público  e  pessoas que não falam em público.
As pessoas comunicativas levam vantagens em relação às tímidas.
Quantas oportunidades perdemos na vida por causa da timidez?
Imagine-se no lugar do dirigente de uma empresa selecionando um profissional para compor sua equipe. Entre os candidatos a serem selecionados, estão um tímido e outro comunicativo.
 Qual deles você selecionaria?
Com toda certeza, o candidato mais extrovertido, não é verdade?
Não foi por acaso que você se interessou por esse tema tão importante nos dias atuais.
Nessa conturbada vida moderna e nesse mercado corporativista, a cada instante que passa, surge a oportunidade de nos comunicarmos em público.
Tal oportunidade está presente em todas as atividades, numa época em que a busca por uma profissão de destaque exige essa imposição de naturalidade na fala, qualquer que seja o tipo de profissão que você tenha escolhido. E falo assim porque muitas pessoas pensam que falar em público é importante somente aos profissionais da área jurídica, do magistério ou da política.
É óbvio que a necessidade de falar em público se agiganta à medida que vamos galgando posições de liderança na sociedade, nas organizações públicas e privadas e mesmo como autônomos.
Desta forma, todos os profissionais, indistintamente, bem como os estudantes, devem estar preparados para se apresentar em público com naturalidade e prazer, ao invés dos atropelos do nervosismo e do pavor.
Sob meu ponto de vista, a educação brasileira deveria iniciar esses treinamentos já no ensino fundamental (o antigo primeiro grau), com práticas mensais de oratória, poesias e outros tipos de apresentação em público, com campeonatos e entrega de medalhas e placas aos vencedores, mostrando, desde a infância, o valor que o mercado dá àqueles que falam bem e se apresentam em público com naturalidade.
 Caso contrário, continuaremos a assistir a vergonhosas e péssimas apresentações de nossos acadêmicos, mestrandos e doutorandos que pagariam uma fortuna para escapar de TCCs, monografias, dissertações e teses exigidos ao final de cada curso.
E o pior: quantas vezes acadêmicos procuraram nossos cursos de oratória, alegando que estavam desistindo de seus cursos por terem que apresentar trabalho em sala de aula.
Após a participação no curso, eles viam, por meio das práticas simples, alegres e descontraídas, que o “bicho-papão” do medo das apresentações era muito menor do que eles pensavam.
Em todas as profissões o que mais se usa após a formatura é a comunicação, a fala em público.
Para exemplificar: um engenheiro administrando uma obra com centenas de trabalhadores ou um médico administrando um hospital ou uma clínica utilizará quase 80% da oratória, da comunicação, e somente 20% de conhecimentos técnicos aprendidos em seus cursos universitários.
É notório que após o curso você melhora sua auto-estima e, com as ferramentas das técnicas em mãos, passa a ter prazer em fazer uso da palavra nos encontros entre amigos, nas reuniões, nas palestras, numa festa de aniversário, de casamento ou de formatura, em sala de aula ou em alguma outra solenidade de sua empresa ou órgão público.
Vale salientar que falar em público não é só pedir a palavra e fazer um discurso “sem eira nem beira”, com palavras soltas e desencontradas.
Falar em público é interagir e manter uma comunicação efetiva com os ouvintes, transmitindo todas suas idéias e pensamentos, com um objetivo claro e sem ruídos na comunicação.
Apresentar-se em público é convencer os ouvintes. É dominar bem o assunto que está expondo. É falar para uma plateia como se estivesse falando com naturalidade, para um grupo de amigos.
Escrito por
Acácio Moraes Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário