Visão EMPREENDEDORA

8 CARACTERÍSTICAS DE UM EMPREENDEDOR DE SUCESSO


Ser dono do próprio negócio é o sonho de milhares de brasileiros. Tal afirmação é confirmada por pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor 2011 (GEM), que afirma que o país possui cerca de 27 milhões de pessoas envolvidas ou no processo de criação de abertura da própria empresa.
Porém, nem tudo são flores nesse universo. Abrir uma empresa requer preparo, planejamento, cuidados específicos e principalmente, um empreendedor focado e com características para o negócio. É o que diz Ricardo Barbosa, diretor executivo da Innovia, Training & Consulting. “Se por um lado o empreendedorismo está em alta, também há o problema do fechamento rápido das empresas já que as pessoas não possuem todas as características empreendedoras, apenas conhecendo o produto ou serviço que querem ofertar, porém, mesmo nestes casos, é possível se aperfeiçoar e ter uma empresa de sucesso”, conta Barbosa.
Para ajudar os empreendedores a encontrarem essas características, o profissional lista itens essenciais para alcançar o sucesso:
Iniciativa e pró-atividade - Em qualquer empresa, ter iniciativa e pró-atividade destacará você dos demais funcionários, mostra que é engajado e quer crescer. O empreendedor, por sua vez, não se preocupará apenas com os demais funcionários, mas com todos os concorrentes que existem no setor de atuação, portanto, agir é imprescindível para fazer os resultados aparecerem;
Autoconfiança – O profissional que quer ter seu empreendimento precisa confiar em si mesmo para tomar decisões, arriscar e buscar novas formas de solucionar um problema que envolve vários setores.
Análise e Planejamento - É importante analisar os concorrentes, a economia, os setores externos que há ligação com a sua empresa, para saber os riscos e as estratégias mais eficazes. Dessa forma é possível antecipar ações e não apenas apagar incêndios.
Conexões e Criatividade - O empreendedor deve estar atento às inovações e mudanças do mundo, e saber aplicar essas inovações ao cotidiano da empresa e ao seu campo de atuação podem levar a um retorno imediato.
Controle - O empreendedor não pode esquecer que ele está no comando, e que é possível e aceitável delegar as funções, mas não é adequado entregar todo o processo nas mãos da equipe, por mais competente e confiável que ela seja. Portanto esteja à frente, crie métodos que possibilite a visibilidade de todos os projetos em andamento. Alinhe a produção e processos com a estratégia global da empresa e verifique todas as possibilidades. Só o líder pode fazer isso, mas é preciso o auxílio de uma equipe bem preparada e focada.
Liderança – Ser líder não é a tarefa mais fácil de todas, porém é importantíssimo que o empreendedor saiba liderar com eficácia, planejar, dividir as funções, reunir e organizar as ações, entre outras atividades que o líder precisa ter para que a equipe esteja, sobretudo, motivada e segura para trabalhar com você.
Persistência e Otimismo - Em várias fases a empresa poderá passar por dificuldades, falta de clientes, crise externa e interna, mas o que fará com que o barco não afunde é o otimismo e a persistência atrelada com o jogo de cintura para driblar os problemas. Nesta hora é preciso ter em mente o seu potencial e suas habilidades, e a partir daí iniciar o plano de ação e conquistar seus objetivos.
Aprendizagem Contínua - O bom profissional, sendo ele empreendedor ou não, deve buscar se capacitar sempre, portanto se não possuir algumas das características citadas, aprenda e se especialize para então desenvolvê-las e aprimorá-las com o conhecimento adquirido.
Empreendedor, qual dessas características você possui e qual delas você deve aprimorar? Que tal unir esses predicados para caminhar rumo ao sucesso?
As ferramentas certas ajudam a otimizar seu trabalho e seu tempo. Planeje-se com um checklist especialmente feito para organizar suas tarefas. Conheça as utilidades do Excel, esse pode ser os detalhe essencial que faltava para sua empresa decolar.

Empreender e ser empreendido



ERA UMA VEZ...



Aos 10 anos: Joãozinho vendeu o seu estoque de balas. Pedrinho tirou nota 10 na prova. Quem foi o mais parabenizado?

Aos 15 anos: Joãozinho pensa em ser um grande empreendedor na indústria de video games. Pedrinho diz que será empregado do governo. Quem é chamado de alienado?

Aos 30 anos: Joãozinho expande a sua empresa de CALL CENTER por várias cidades do País. Com um excelente currículo, Pedrinho trabalha na empresa do Joãozinho. Alguém ainda lembra dos adjetivos usados nos anos anteriores? Já começaram a esquecer...

Aos 45 anos: Joãozinho vende a sua empresa para uma multinacional por algumas dezenas de milhões. Pedrinho foi promovido, mas fica preocupado com a sua aposentadoria. Quem foi o mais parabenizado mesmo?

Empreender é remar contra a maré, na certeza de que o caminho certo é o contrário do que os outros estão seguindo. É sentir-se elogiado pelas críticas dos convencionais que seguem a boiada e não se iludir com as adulações dos puxa sacos depois que tudo deu certo.


Os 10 mandamentos do empreendedor


Vamos falar dos 10 mandamentos para que o seu sucesso  nos negócios seja realidade. São dicas simples, porém não  subestime o fato de ser simples, complicar é fácil, difícil é simplificar. Leia, absorva e implemente este conteúdo, lembre-se sempre de gerar ação, pois nada ocorre na sua vida sem a sua participação, importante você ficar sabendo disso, bom...vamos lá!

1° TRANSFORMAR CRISE EM OPORTUNIDADE


Os empreendedores são pessoas otimistas de fato, pois conseguem ver oportunidades em meio à crise, muitas vezes as dificuldades a que são passados durante a vida, são interpretados por eles, como escadas que os conduzem para o sucesso. Pois é uma verdade que nunca devemos encarar uma derrota temporária como um fracasso, porque se assim fizermos já estaremos derrotados. A escolha sempre será sua! Para ilustrar segue o que Henry Ford falou: “Se você pensa que pode ou se você pensa que não pode de qualquer forma você está certo.”

 2° CAPACIDADE DE COMEÇAR DO ZERO



A habilidade de começar do zero é uma das principais para um empreendedor PRÓSPERO e de SUCESSO. Essa característica é fundamental, é fazer valer a expressão de que quando a vida lhe oferecer um limão, faça uma limonada
Às vezes começa-se com o computador de alguém da família, ou com o carro, ou com o telefone, ou simplesmente do nada.
Por exemplo: em São Bernardo do Campo/SP existe uma empresa de reciclagem que revende os materiais coletados, após terem sido selecionados, lavados e triturados para grandes empresas de vários setores, o faturamento mensal dessa empresa gira em torno de quase R$ 1 milhão e meio de reais, e sabe como começou? Simplesmente o seu fundador, catava latinhas na rua e o seu “despertar empreendedor” ocorreu do nada, ele acreditou, planejou e agiu. Atente-se quando uma idéia surgir na sua mente, ela pode significar a diferença entre sucesso e fracasso na sua vida, tenha coragem de anotá-la e estuda-la e claro implementa-la; é assim que se faz.

3° MARKETING E NEGOCIAÇÃO



A capacidade de vender a idéia é, sem dúvida, uma grande habilidade dos empreendedores. São capazes de vender seu peixe com uma maestria admirável. São vendedores de sua imagem profissional e de seus talentos.
Os princípios da COMUNICAÇÃO e RELAÇÕES HUMANAS são a base, esses dois tópicos você pode encontrar um material vasto na internet.
Seja um AUTODIDATA (pessoa que tem a capacidade de aprender algo sem ter um professor ou mestre lhe ensinando ou ministrando aulas). Seja curioso e aprofunde-se no conhecimento, você só tem a ganhar.

4° KNOW-HOW E EXPERIÊNCIA ANTERIOR



Muitos negócios de sucesso hoje foram abertos por ex-funcionários, gerentes e executivos de empresas na qual fizeram parte no passado. Aproveitaram oknow-how (saber fazer) do emprego anterior e colocaram em prática para eles mesmos, utilizando do netwoking (rede de relacionamentos) já feitos com fornecedores concorrentes e clientes do segmento. Se você é um empregado hoje, vou te dar uma dica de ouro, guarde com carinho, é a seguinte: Se você é um assalariado, quando você for trabalhar encare seu trabalho como uma faculdade, vá para aprender, não para cair na rotina e ser tratado como "mais um dente da engrenagem da empresa", pergunte aos seus superiores como fazer tal atividade, seja curioso, além de você crescer e aprender, provavelmente você correrá o risco de ser promovido de cargo. Faça o teste.

5° VISÃO EMPREENDEDORA



É a famosa visão de Águia, é você ser apto a enxergar no mercado as lacunas deixadas pelas empresas. Criam-se novos caminhos, novos horizontes que, no início, nada mais eram que uma mera intuição, um feeling.
Verdadeiros impérios foram construídos com essa visão, se você não tiver, não se preocupe, desenvolva ou alie-se a alguém que a tenha.

6° OPINIÃO PRÓPRIA



Não é incomum encontrarmos familiares de empreendedores dizendo que o negócio só foi para frente porque ele era um teimoso, um cabeça-dura que não ouvia ninguém. Contrariou tudo e todos, e, com a sabedoria dos mestres, soube discernir, ouvir e executar as próprias idéias.


 7° PERSISTÊNCIA



Esta tem sido um verdadeiro teste de paciência e resistência. É muito comum querermos saber como certa pessoa conseguiu esperar com paciência todo aquele tempo de vacas magras. Agradecer o semear e cuidar com amor e dedicação enquanto se espera a hora da colheita é uma verdadeira virtude humana. Todos sabem que o Sol só nasce depois da noite toda ter passado, mas poucos têm a paciência de estar acordados e alertas nessa hora.

8° ASSUMIR RISCOS



É a atitude de coragem de superar o medo, de trilhar caminhos incertos, mantendo a chama da esperança acesa. Saber calcular riscos e ousar enfrentar o novo. Aqui, é colocada em xeque nossa autoconfiança e nossa autodeterminação. Essa habilidade é FUNDAMENTAL, pois lembre-se que o seu sucesso é proporcional ao risco que você está disposto a correr; não estou dizendo para que você seja um “Kamikaze”, um inconseqüente que não mede  seus atos, calcule o risco e veja se vale a pena.

9° SER LÍDER E ENTUSIASMADO



Esta habilidade de se automotivar e conseguir aumentar a energia dos colaboradores e envolvidos é, sem dúvida alguma, fundamental. Saber delegar, definir tarefas, organizar, combinar métodos e processos e, sobretudo, saber reconhecer os liderados. Aqui é a prova de fogo da auto-estima.

10° HARMONIA COM A MISSÃO



Se falamos Pelé, vem à nossa cabeça o futebol. Se falamos Chico Anísio, vem-nos o humor. Será que o sucesso ocorreu por acaso? Não. Ele é composto por um conjunto de habilidades e renúncias queestão alicerçadas em nossos talentos, em nossa vocação, em nossa missão. É aqui que aparece o amor, a dedicação e a entrega de corpo, alma e espírito a uma causa maior da nossa razão de viver, nos motivando em busca do objetivo a ser alcançado.


Sete Fundamentos para o Sucesso Profissional


"O sucesso é a soma de pequenos esforços - repetidos dia sim, e no outro dia também." (Robert Collier)

A construção de uma carreira profissional bem sucedida é uma preocupação que atinge profissionais de todas as áreas. E posso afirmar que elas se preocupam mais do que planejam sua carreira. Atualmente venho desenvolvendo um trabalho de pesquisa com jovens universitários e profissionais que já estão no mercado de trabalho, e tenho me deparado com algumas dúvidas que sempre é comum entre eles. Vejamos se alguma delas é compatível com você:Será que estou na profissão certa?
  • Será que vou ganhar dinheiro?
  • Será que vou ser reconhecido no mercado de trabalho?
  • Será que vou obter sucesso?
Se em alguma dessas perguntas você se sentiu incomodado em responder repense sobre sua carreira. Para garantir uma carreira profissional de sucesso, é essencial jogar com a sua melhor arma: você. Dentro da pesquisa feita com universitários e profissionais, quero compartilhar os sete fundamentos para se ter uma carreira de sucesso. Chamo de fundamento, porque uma carreira tem que ter uma “base, alicerce”. É como um edifício, se você não planejar e construir um bom alicerce ele irá desabar.

Os sete fundamentos para o sucesso profissional é uma serie de etapas que se dedicadas e realizadas corretamente e com entusiasmo levarão a um resultado positivo. A figura abaixo retrata os sete fundamentos para o sucesso profissional:





















1. Foco – escolha aonde você quer chegar.
No Japão, existe a história de um samurai que é perseguido por um urso. Ele escapa saltando de um penhasco. Durante a queda, agarra-se a um galho. Olha para cima e vê o urso na borda do penhasco com as garras a poucos centímetros de sua cabeça. Quando olha na direção oposta, o samurai vê no chão, cinco metros abaixo, um leão que tenta escalar o rochedo, quase conseguindo agarrar seus pés. Ele vê sua vida sumir. Respira profundamente e avista perto de seu galho um pé de morangos silvestres. No meio, um enorme morango vermelho e suculento. Ele estende a mão livre e consegue colher o morango; colocando-o na boca, mastiga-o lentamente e diz: “Ah – delicioso.” (Thomas F. Crum)
Você foca no delicioso morango ou fica preocupado com o urso ou o leão que está em seus calcanhares?

2. Comprometimento – assuma e cumpra suas responsabilidades.
Somos responsáveis por nossas eficácias, por nossa felicidade e, em última instância, ouso dizer, pela maioria de nossas próprias circunstâncias... Saber que somos responsáveis – capazes de responder – é fundamental para a eficácia e para todos os outros hábitos eficazes. (Stephen R. Covey)
O quanto você se compromete com o que faz?

3. Persistência – não desista de seus objetivos.
Você já tentou alguma vez deter uma formiga? É praticamente impossível. Elas não param nunca. Experimente para ver. Faça de conta que você tem de novo cinco anos e construa um pequeno morro no caminho de uma formiga. Ela o transporá e seguirá em frente. Entrará em buracos, passará por cima de troncos, cruzará o gramado. Se não conseguir atravessar, fará o contorno. Uma formiga jamais dará meia-volta e tomara o caminho oposto, quaisquer que sejam os obstáculos a transpor. Tente aplicar esse tipo de tenacidade à sua vida. É claro que você vai querer usar o seu cérebro também. Contudo, no que diz respeito à determinação, seja uma formiga. Recuse ser parado. Siga em frente e aprenda à medida que prossegue. As pessoas que persistem com perseverança veem seus sonhos se tornar realidade.
Como você deseja alcançar seus objetivos?

4. Resiliência – supere as adversidades.
Seja um profissional esponja. Sim, este é você com uma qualidade que hoje é vital para qualquer profissional. O profissional esponja é a capacidade de absorver conhecimento, principalmente na hora do aperto. As circunstancias que o espremem são as mesmas que permitem ao esponja sair crescido das adversidades. O profissional esponja tem a capacidade de voltar ao estado original depois de sofrer uma deformação.
Você consegue voltar ao equilíbrio depois de ter passado por uma dificuldade?

5. Ética – seja honesto e haja corretamente.
Ética não é algo que se tenha 90 por cento, não é algo que se tenha 95 por cento; ou a gente tem ou não tem.
Você é um exemplo de integridade na vida pessoal e profissional?

6. Autodesenvolvimento – invista em você todos os dias.
Seja você o responsável pelo seu desenvolvimento. Não espere a sua empresa financiar seu desenvolvimento. Leia bons livros, participe de palestras e treinamentos. Conhecimento nunca é demais. Meu pai sempre me disse algo que cultivo no meu dia-a-dia: “Meu filho a única coisa que uma pessoa não pode lhe roubar é o seu conhecimento”.
Quanto tempo do seu dia você tem dedicado a aprimorar seus conhecimentos, habilidades e atitudes?

7. Networking – invista e insista em relacionamentos saudáveis.
Tenha interesse nas pessoas. Ter interesse nas pessoas é diferente de sugar o que elas têm! Ter interesse é aprender com aquilo que elas estão realizando, ter a oportunidade de conhecer novas ideias e, claro, vislumbrar a possibilidade de parcerias. Hoje grande parte das vagas que são preenchidas nas empresas é por indicação de amigos. Se você evita amizades, quem vai se lembrar de você?
Como você investe em relacionamentos saudáveis?

Crie uma carreira saudável com um bom “alicerce”. Assim seu edifício jamais irá desabar.

Pense nisso e $uce$$o!


O Segredo da Honda

 
Soichiro Honda passou a infância ajudando o pai em sua oficina de bicicletas e, aos 15 anos, sem o benefício de uma educação formal, viajou para Tóquio em busca de trabalho. Arranjou emprego como aprendiz em uma oficina mecânica, porém acabou trabalhando como babá na casa do proprietário.

Frustrado e desanimado, Honda retornou para casa e, seis meses depois, foi chamado de volta, quando permaneceu por seis anos trabalhando como mecânico de automóveis até voltar para casa outra vez e montar a sua própria oficina mecânica.

Apaixonado por corridas, Honda foi convencido pela esposa a abandonar o hobby, depois de sofrer um grave acidente, e passou a concentrar suas energias nos negócios. Aos 31 anos, começou a fabricar anéis de pistão e fundou a Tokai Seiki Heavy Industry (TSHI).

Constrangido pela falta de uma educação formal, matriculou-se na Hamamatsu School of Technology, mas revelou-se um péssimo aluno, demonstrava pouco interesse nas aulas de engenharia que não envolvessem anéis de pistão, recusava-se a tomar nota das matérias e a fazer os exames escritos. Convidado a se retirar da escola, Honda decidiu fazer fortuna à sua maneira.

Com base na história de Soichiro Honda, é possível afirmar que a maioria dos empreendedores assimila conceitos intuitivamente mesmo sem ter tomado conhecimento deles. O conceito está no sangue, na essência, no modo de ver as coisas e na sua incrível capacidade de transformar obstáculos em grandes oportunidades de negócio.

O combustível empreendedor vai além da sobrevivência, da necessidade de ganhar dinheiro, do enriquecimento ou da persecução do lucro a qualquer custo. Aliás, a persecução do lucro remonta os primórdios da civilização e está arraigada na natureza do ser humano. Entretanto, não é apenas o lucro que move o empreendedor, mas o sentido de realização e o de contribuição.

Quantos indivíduos conseguem levar suas idéias adiante e criar um negócio de valor? Apesar disso, o empreendedorismo e as verdadeiras decisões que levam alguém a empreender resultam em milhões de empreendimentos concebidos em todas as partes do mundo, diariamente, para o bem da humanidade.

A decisão de abandonar uma carreira, uma convicção e um estilo de vida não é tão simples quanto parece. Prioritariamente, exige-se muita energia e disposição para mudar e fazer algo novo e diferente, ou seja, “trocar o certo pelo duvidoso”. Quantas pessoas você conhece que estão dispostas a abrir mão do conforto proporcionado pelo emprego e seus benefícios para arriscar-se em algo novo, promissor e diferente?

Quando estiver pensando no segredo de Soichiro Honda, Akio Morita, Miguel Krigsner e tantos outros empreendedores visionários, lembre-se: o segredo é que não há segredo. O que existe de fato é a determinação deliberada e irreversível de colocar uma idéia em prática como se fosse a maior realização da sua vida. E quando a idéia existe para agregar valor na sociedade, a própria história se encarrega de reconhecer.

Segundo Daniel Goleman, ao lado de Konosuke Matsushita, Akio Morita e Eiji Toyoda, Soichiro Honda é considerado um dos maiores líderes industriais do Japão, destacando-se por seu caráter e estilo independente que transformou um hobby em negócio e construiu uma empresa bilionária que produz a melhor motocicleta do mundo.


Autor: William Lira Felício




Empreendedorismo




Empreendedor é o termo utilizado para identificar o indivíduo que dá início a uma organização. Muitos como Bill Gates e Mark Zuckberg ficaram famosos por criarem organizações que realizaram inovações em seus setores. Apesar disso, o empreendedor não é somente aquele que inova, com muitos empreendedores criando empresas em setores tradicionais, como o banqueiro Amador Aguiar.

Em 2009, havia aproximadamente 19 milhões de pessoas consideradas empreendedoras no Brasil.




Origem


O conceito "Empreendedorismo" foi popularizado pelo economista Joseph Schumpeter em 1950 como sendo uma peça central à sua teoria da Descrição criativa. Segundo Schumpeter o empreendedor é alguém versátil, que possui as habilidades técnicas para saber produzir, e capitalistas ao reunir recursos financeiros, organiza as operações internas e realiza as vendas de sua empresa. De fato, Schumpeter chegou a escrever que a medida para uma sociedade ser considerada capitalista é saber se ela confia seu processo econômico ao homem de negócios privado.

Mais tarde, em 1967 com Kenneth E. Knight e em 1970 com Peter Drucker foi introduzido o conceito de risco, uma pessoa empreendedora precisa arriscar em algum negócio. E em 1985 comGifford Pinchot foi introduzido o conceito de Intra-empreendedor, uma pessoa empreendedora mas dentro de uma organização.

Uma das definições mais aceitas hoje em dia é dada pelo estudioso de empreendedorismo, Robert Hirsch, em seu livro “Empreendedorismo”. Segundo ele, empreendedorismo é o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e o esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes e recebendo as consequentes recompensas da satisfação econômica e pessoal.

A satisfação econômica é resultado de um objetivo alcançado (um novo produto ou empresa, por exemplo) e não um fim em si mesma.




Definição


Empreendedorismo é o principal fator promotor do desenvolvimento econômico e social de um país. Identificar oportunidades, agarrá-las e buscar os recursos para transformá-las em negócio lucrativo. Esse é o papel do empreendedor.


Características do empreendedor

Ter um espírito criativo e pesquisador é uma das qualidades fundamentais a um empreendedor


O empreendedor tem como característica básica o espírito criativo e pesquisador. Ele está constantemente buscando novos caminhos e novas soluções, sempre tendo em vista as necessidades das pessoas. A essência do empresário de sucesso é a busca de novos negócios e oportunidades, além da preocupação com a melhoria do produto.


Características do empreendedor


Relativas à realização:

Busca oportunidades e toma a iniciativa- O empreendedor faz o que deve ser feito antes de ser solicitado ou forçado pelas circunstâncias.
- Age para expandir o negócio a novas áreas, produtos ou serviços.
- Aproveita oportunidades fora do comum para começar um negócio, obter financiamentos, equipamentos, terrenos, local de trabalho ou assistência.

Corre riscos calculados

- O empreendedor avalia alternativas e calcula riscos deliberadamente.
- Age para reduzir os riscos ou controlar os resultados.
- Coloca-se em situações que implicam desafios ou riscos moderados.

Exige qualidade e eficiência

- O empreendedor encontra maneiras de fazer as coisas melhor, mais rápido, ou mais barato.
- Age de maneira a realizar ações, serviços e produtos que satisfaçam ou excedam padrões de excelência.
- Desenvolve ou utiliza procedimentos para assegurar que o trabalho seja terminado a tempo e que atenda a padrões de qualidade previamente combinados.

É persistente
- O empreendedor age diante de um obstáculo significativo.

- Age repetidamente ou muda de estratégia a fim de enfrentar um desafio ou superar um obstáculo.
- Assume responsabilidade pessoal pelo desempenho necessário para atingir metas e objetivos.

É comprometido

- O empreendedor faz um sacrifício pessoal ou despende um esforço extraordinário para completar uma tarefa.
- Colabora com os empregados ou se coloca no lugar deles, se necessário, para terminar um trabalho.
- Se esmera em manter os clientes satisfeitos e coloca em primeiro lugar a boa vontade a longo prazo, acima do lucro a curto prazo.

Características relativas ao planejamento:

Busca de informações

- O empreendedor dedica-se pessoalmente a obter informações de clientes, fornecedores ou concorrentes.
- Investiga pessoalmente como fabricar um produto ou fornecer um serviço.
- Consulta especialistas para obter assessoria técnica ou comercial.

Estabelecimento de metas

- O empreendedor estabelece metas e objetivos que são desafiantes e que têm significado pessoal.
- Define metas de longo prazo, claras e específicas.
- Estabelece objetivos de curto prazo, mensuráveis.

Planejamento e monitoramento sistemático

- O empreendedor planeja dividindo tarefas de grande porte em sub-tarefas com prazos definidos.
- Constantemente revisa seus planos levando em conta os resultados obtidos e mudanças circunstanciais.
- Mantém registros financeiros e os utiliza para tomar decisões.


Características relativas ao poder:


Persuasão e rede de contatos
- O empreendedor utiliza estratégias deliberadas para influenciar ou persuadir pessoas.

- Trabalha com pessoas-chave na posição de agentes para atingir seus objetivos.
- Age para desenvolver e manter relações comerciais.

Independência e autoconfiança

- O empreendedor busca autonomia em relação a normas e controles de terceiros.
- Mantém seu ponto de vista, mesmo diante da oposição ou de resultados inicialmente desanimadores.
- Expressa confiança na sua própria capacidade de completar uma tarefa difícil ou de enfrentar um desafio.

Fonte: Sebrae

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