TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

7 previsões da Intel para 2014 em Tecnologia

29/12/2013

Avanços em dispositivos móveis, computação vestível, big data e até em mercados mais tradicionais, como o de PCs, estão entre as previsões da Intel para 2014

Sede da Intel no Vale do Silício: a empresa vê algum alívio para os fabricantes de PCs em 2014
São Paulo -- Depois da Ericsson e da IBM, a Intel também divulgou suas previsões para 2014. A empresa não cita números e se concentra nos mercados em que atua.
Fala de avanços em dispositivos móveis, computação vestível, big data e até em mercados mais tradicionais, como o de PCs. Confira as previsões mais importantes da empresa:
1 Tablets seguem em alta
Uma previsão meio óbvia para quem acompanha o mercado é que as vendas de tablets vão continuar crescendo fortemente em 2014. A Intel começou mal nesse mercado, dominado por processadores de arquitetura ARM produzidos por concorrentes dela.
Mas a empresa tem marcado alguns pontos ultimamente e deve avançar em 2014. A elogiada linha Dell Venue, que inclui tablets com Android e Windows 8.1, por exemplo, usa processadores Intel. Aliás, esses tablets da Dell devem chegar ao Brasil em 2014.
2 Computadores dois em um
A Intel também prevê um avanço dos tablets conversíveis, aqueles que podem ser transformados em notebooks com o acréscimo de um teclado.
Essa é uma categoria de produtos que cresceu bastante em 2013. Mas são aparelhos mais caros, mais pesados e mais grandalhões que os tablets simples. Por isso, seu volume de vendas é (e deve continuar sendo) muito menor.
3 Computação vestível
Na área de dispositivos vestíveis, a Intel vê as melhores perspectivas nas aplicações de saúde. “Dispositivos em vestimentas já podem informar o ritmo cardíaco”, afirma Fernando Martins, presidente da Intel Brasil, num comunicado da empresa.
“À medida que os serviços médicos chegam à Internet, nossos dispositivos poderão disparar um alerta para os serviços de emergência”, prossegue ele.
4 Big Data amadurece
Com o mundo se aproximando de 15 bilhões de dispositivos conectados, o volume de dados gerados por eles segue em crescimento ininterrupto. As aplicações baseadas em análise de big data, que ganharam destaque em 2013, devem amadurecer em 2014.
“A oportunidade está em fazer com que os dados realmente funcionem para criar valor para consumidores, empresas e governos”, diz a Intel.
5 PCs tudo em um
Apesar do avanço dos notebooks e, principalmente, dos tablets, a Intel continua acreditando nos PCs de mesa. Para a empresa, os desktops ainda serão um segmento importante do mercado em 2014.
Os modelos do tipo tudo em um, que têm toda a parte eletrônica embutida no monitor (como o iMac, da Apple), vão ganhar mais importância e passarão a ter funções de TV. A Intel diz que esse será o modelo padrão de desktop para a família.
6 Renovação nas empresas
A Intel prevê que, em 2014, haverá maior renovação do parque de PCs em corporações. Isso pode trazer algum alívio aos fabricantes de PCs, que viram esse mercado encolher cerca de 10% em 2013.
O principal motivo para essa expectativa é que a Microsoft vai encerrar o suporte ao Windows XP e ao Office 2003, ambos ainda em uso em empresas, residências, escolas e órgãos de governo.
Do dia 8 de abril em diante, não haverá mais atualizações de segurança e nem correções de falhas nesses dois produtos. A Intel diz que muitas companhias vão optar por trocar seus velhos PCs com XP por modelos mais novos, com Windows 8.1 e Office 2013.
7 Os chips encolhem mais
Na área de chips, a Intel afirma que vai continuar a miniaturização dos circuitos. Hoje, os chips avançados empregam microdispositivos de 22 nanômetros. Em 2014, o tamanho mínimo será 14 nanômetros; e, em 2015, 10 nanômetros.
Circuitos menores têm melhor relação entre poder de processamento e consumo de energia. Esses chips mais avançados vão permitir a construção de smartphones e tablets mais poderosos mantendo boa duração da carga da bateria.

O QUE É TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO?

Tecnologia da Informação (TI) É a área de conhecimento responsável por criar, administrar e manter a gestão da informação através de dispositivos e equipamentos para acesso, operação e armazenamento dos dados, de forma a gerar informações para tomada de decisão.


A TI é uma grande força em áreas como finanças, planejamento de transportes, design, produção de bens, assim como na imprensa, nas atividades editoriais, na produção musical e cinematográfica, no rádio e na televisão. O desenvolvimento cada vez mais rápido de novas tecnologia de informação modificou as bibliotecas e os centros de documentação (principais locais de armazenamento de informação), introduzindo novas formas de organização e acesso aos dados e obras armazenadas; reduziu custos e acelerou a produção dos jornais e possibilitou a formação instantânea deredes televisivas de âmbito mundial.

Evolução da Tecnologia de Informação

Conhecendo a evolução histórica da Tecnologia da Informação (TI) podemos compreender o quanto essa ferramenta é necessária hoje nas empresas e perceber, por exemplo, como os sistemas atuais são modificados, desenvolvidos e aplicados. O desenvolvimento da TI, segundo Keen (1996, p. XXV) pode ser divida em quatro períodos distintos:
  • Processamento de dados (década de 1960);
  • Sistemas de informações (década de 1970);
  • Inovação e vantagem competitiva (década de 1980);
  • Integração e reestruturação do negócio (década de 1990);
De acordo com Foina (2001), foi com o advento dos computadores nas empresas e organizações que a TI surgiu. Antes, o processo de tratamento das informações eram em formatos dememorandos, planilhas e tabulações, todas datilografadas e distribuídas por meio de malotes aos funcionários. Analisando os avanços da TI vemos o quanto esse instrumento de tomada de decisão é importante no mundo dos negócios, nas empresas e na própria tecnologia.