Travesseiro criado por japoneses ajuda pacientes que sofrem de apneia, fazendo com que eles tenham uma boa noite de sono
Roncar. Essa, com certeza, é uma das reclamações mais comuns entre casais em que um dos parceiros se torna um tanto barulhento à noite. Pensando em acabar com esse problema, cientistas japoneses desenvolveram um urso robô que cutuca o usuário durante o sono e força a mudança de posição caso a pessoa comece a roncar.
O urso polar robótico, chamado "Jukusui-Kun" ("sono profundo", em português), é um travesseiro criado por pesquisadores da Universidade Waseda para ajudar pacientes que sofrem de apneia, um distúrbio que obstrui a respiração durante o sono.
O robô é composto por três partes: a primeira é um medidor de oxigênio que fica preso na mão do indivíduo para detectar os níveis de O2 no sangue; a segunda diz respeito a uma fina camada colocada embaixo do colchão; e, por fim, um microfone plugado no travesseiro para medir a quantidade de decibéis emitidos pelo ronco da pessoa. Ao menor sinal de alerta, as patas do urso se movem em direção ao rosto de quem está dormindo e faz pequenas cócegas para que o usuário se vire e tenha uma boa noite de sono.
A invenção foi apresentada durante a 19º edição da Feira Robótica Internacional de Tóquio, evento voltado para a divulgação do que há de mais moderno - e curioso - em termos de tecnologia no Japão. Ainda não se sabe quando ou se o Jukusui-Kun será comercializado. Veja, abaixo, um vídeo que demonstra a utilização do produto:
Nenhum comentário:
Postar um comentário