terça-feira, 11 de setembro de 2012

Excesso de e-mails aumenta estresse e prejudica desempenho, diz pesquisa

Funcionários são interrompidos a cada sete minutos, em média


Reprodução
Uso de e-mails corporativos
O excesso de e-mails recebidos pode aumentar o estresse dos trabalhadores e prejudicar suas atividades no trabalho, alerta uma pesquisa conduzida pela Universidade Católica de Louvain (Bélgica). O estudo buscou mensurar o quanto o caos informacional da internet pode impactar a vida das pessoas. Mais de 90% dos funcionários com cargos de responsabilidade acreditam que a quantidade de informações com as quais têm que lidar é excessiva, enquanto 70% admitem que já estão saturados.

A estimativa mostrou que um funcionário comum é interrompido por e-mails e informações profissionais a cada sete minutos, em média. 30% da jornada de trabalho seria ocupada justamente com respostas e satisfações dadas por e-mail.

De acordo com as conclusões dos pesquisadores, a overdose de informação ameaça a qualidade de vida dos trabalhadores e também a produtividade das empresas. "O excesso de e-mails e de informação em geral acarreta riscos sociais e psíquicos para os empregados e empobrece a empresa", disse nesta segunda-feira a professora responsável pela pesquisa, Caroline Sauvajol-Rialland, em nota à imprensa.

De acordo Sauvajol-Rialland, a solução seria que as empresas oferecessem treinamentos especiais que ensinassem os funcionários a usarem novas tecnologias e gerenciarem melhor seu tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário