Segundo consultoria, em 2012 foram enviadas 19 bilhões contra 17,6 bilhões via operadoras
WhatsApp (Divulgação) |
A distância só tende a aumentar com o tempo e a consequente popularização da internet. No ano que vem, estima a pesquisa, serviços como o WhatsApp movimentarão cerca de 50 bilhões de mensagens por dia, ante a 21 bilhões de torpedos.
A ultrapassagem é reflexo dos preços mais baixos cobrados pelos envios. Apesar disso, a discrepância na quantidade das bases de usuários ainda é considerável: enquanto 3,5 bilhões de pessoas usaram SMS em 2012, apenas 583 milhões se concentraram nas outras plataformas.
Para chegar à conta, o estudo considerou seis apps: WhatsApp, BlackBerry Messenger, Viber, Nimbuzz, Apple’s iMessage e KakaoTalk, mas deixou de fora o Facebook Messenger para Android e o chinês TenCent, dono de 300 milhões de usuários.
A analista Pamela Clark-Dickson, responsável pelo estudo, diz que os hábitos dos consumidores explicam a diferença numérica. Quem usa aplicativos para se comunicar, envia média de 32,6 mensagens por dia. Já os que preferem enviar mensagens via operadoras, costumam mandar cerca de cinco torpedos.
A recente popularização dos aplicativos tem levado para baixo as receitas das operadoras. Pesquisa realizada em outubro do ano passado informa que o prejuízo naquele ano foi de 17,7 bilhões de euros, equivalente a R$ 46 bilhões no mundo inteiro. "As operadoras têm agora a oportunidade de oferecer seus próprios aplicativos para mensagens por IP", recomenda a analista da Informa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário