Com a organização e responsabilidade da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Fundação Vunesp), foi divulgado nesta quarta-feira, 16 de outubro de 2013, o edital de abertura do concurso público 3/321/13 da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PM - SP). O certame foi autorizado por meio de Despacho do Governador do Estado, em 23 de maio do ano corrente.
São 2.000 vagas para Soldado PM de 2ª Classe para o Quadro de Praças da Polícia Militar, destinadas a candidatos dos sexos masculino e feminino, em caráter de estágio probatório, que inclui o Curso Superior de Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública.
A remuneração inicial será de R$ 2.563,28 e só poderão se inscrever para o concurso, profissionais com idade entre 18 e 30 anos que tenham concluído o ensino médio e possuam carteira nacional de habilitação - categoria entre a B e a E. Além disso, será cobrada altura mínima de 1,60m (mulher) ou 1,65m (homem).
No caso desse certame não serão reservadas vagas para pessoas com deficiência, considerando-se as peculiaridades da função.
Os interessados que atendam às exigências em questão poderão realizar sua inscrição entre às 10h do dia 21 de outubro de 2013, próxima segunda-feira, e às 16h do dia 22 de novembro de 2013 pelo site www.vunesp.com.br (link do concurso). A taxa será de R$ 50,00.
Serão realizadas várias etapas de avaliação, sendo a primeira composta por provas escritas I e II, de caráter eliminatório e classificatório, a serem realizadas nas cidades de Araçatuba, Bauru, Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba.
A prova escrita I constará de 50 questões de língua portuguesa, matemática e conhecimentos gerais, enquanto que a II será composta por redação. O tempo total de duração de ambas será de quatro horas e a previsão é de que sejam aplicadas em 12 de janeiro de 2014, às 14h. O conteúdo programático consta no Anexo B do certame e a indicação é de que o candidato compareça ao local de provas munido de caneta esferográfica transparente de tinta azul, preferencialmente, ou preta.
Haverá, ainda, prova de condicionamento físico, de caráter eliminatório, constituída dos seguintes exercícios: apoio de frente sobre o solo (flexão e extensão de cotovelos) para homens e apoio de frente no solo, sobre o banco (flexão e extensão de cotovelos) para mulheres; resistência abdominal, em decúbito dorsal (tipo remador); corrida de 50m; e corrida em 12 minutos.
Na sequência, os candidatos serão submetidos a exames de saúde, também de caráter eliminatório, compostos por exame médico geral e exames laboratoriais; assim como a exame psicológico, de caráter eliminatório, que analisará a personalidade, aptidão, potencial e adequação do candidato ao exercício da função.
Também haverá investigação social de todos os aprovados nas fases anteriores, com caráter eliminatório, que visará a análise da conduta social, reputação e idoneidade do candidato.
Por fim, os concursandos serão submetidos à análise de documentos, de caráter eliminatório e prova títulos, de caráter classificatório.
O concurso público terá validade de 90 dias, a contar de sua homologação e poderá ser prorrogado por igual período, a critério da Administração.