quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

As tendências para 2012 no mundo da tecnologia

Realidade aumentada, Ultrabooks, mudança no mundo das redes sociais e guerra entre as fabricantes de chips estão na lista



Em 2011, vimos a criação de diversas novas tecnologias e o aperfeiçoamento das já existentes. Já 2012 pretende ser melhor ainda, por isso, o Mashable fez uma lista com as principais tendências no mundo da tecnologia.

A primeira delas é a Realidade Aumentada. No começo, ela só era encontrada em alguns poucos lugares e ferramentas, mas, hoje, já podemos vê-la em games, aplicativos e até em carros e lentes de contato. O ponto forte dessa tecnologia é seu poder de misturar o mundo virtual com o real.

Por exemplo, ao invés de olhar para seu apartamento, você pode vê-lo através de seu smartphone, enquanto luta com seus inimigos em um game de realidade aumentada. Segundo uma pesquisa da Visiongain, 25% de todos os apps terão essa função. Então, será o seu ano para testar e aproveitar o que essa tecnologia tem a oferecer.

Os Ultrabooks são outra grande promessa de crescimento para 2012. Os ultrafinos, ultrarrápidos e ultraelegantes notebooks já existem, mas parece que terão sua verdadeira ascensão no ano que vai entrar.

Esses novos produtos marcarão presença por sua potência como computadores. Eles têm todas as vantagens de um notebook, como um teclado, que faz falta em um tablet, mas com componentes mais potentes. Não a toa que diversos especialistas dizem que, quando você utilizar um ultrabook pela primeira vez, sua concepção sobre computadores vai mudar completamente.

As redes sociais também entram no jogo. O site sugere que haverá uma mudança social/digital em 2012. Isso porque iremos repensarmos nossas vidas digitais, redefinindo regras de conteúdos, direitos autorais e interações sociais.

Por fim, a guerra entre as fabricantes de chips móveis poderá se intensificar no próximo ano. A Intel, segundo o Mashable, não está muito presente nesse mundo, mas isso pode mudar em 2012 com a chegada do Medfield. Este mês, a fabricante mostrou protótipos de aparelhos com sistema operacional do Google, o Android 2.3 (Gingerbread), e afirmou que os produtos baseados no novo processador deverão aparecer na metade de 2012. Ou seja, esse mercado pode pegar fogo no próximo ano.

E você, o que acha que vai bombar em 2012?

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

O que podemos esperar do Google em 2012?

Veja quais serão os desafios da empresa para o próximo ano e o que as novidades podem trazer de melhorias





Google
2012 será um ano muito importante para o Google. A gigante de buscas terá de enfrentar os tribunais diversas vezes, além de consolidar seus sistemas operacionais, lojas de aplicativos e oferecer melhorias nas buscas. Pensando nisso, o site Cnet listou os cinco maiores desafios da empresa para o próximo ano e o que podemos esperar da companhia. Confira!

1 - Ações antitruste nos Estados Unidos e Europa

A Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos e a Comissão Europea querem saber se o Google não está se valendo de sua posição dominante do mundo virtual para impedir o surgimento de outras empresas, seja na área de buscas ou em outros segmentos. Pelo menos três empresas afirmam que a gigante de buscas tem usado de seu poder para impedir o crescimento de outros negócios como a Yelp, Expedia e Nextag, buscadores de regiões ou mercados específicos. Segundo as acusações, o Google não exibe resultados de buscas aleatoriamente, apenas links que remetam a serviços da própria empresa.

Estes inquéritos podem vir à tona em 2012, pois parece que a comissão norte-americana vai querer resolver o assunto antes da eleição presidencial, especialmente porque uma nova administração poderia ter uma abordagem diferente em relação à aplicação da legislação antitruste. 

2 - Defesa de patentes 

A Microsoft e Apple entraram com ações de quebra de patentes em dispositivos que rodam Android ou Chrome OS, que deverão ser julgadas em 2012. O problema é que o Google tem um pequeno portfólio de patentes, o que pode deixar a companhia vulnerável. Normalmente, a defesa se baseia em patentes já existentes para propor acordos de licenciamentos cruzados, que mantêm ambas empresas fora do tribunal. No entanto, como a gigante de buscas não possui muitas patentes registradas, essas ações podem dar muito mais trabalho.

3 - Buscas mais sociais

Bradley Horowitz, um dos principais executivos do Google+, disse recentemente que a companhia tinha entregado aos internautas o Google+ e, agora, a companhia estaria pronta para oferecer um novo Google. O que Horowitz quis dizer é que a meta da empresa é oferecer uma busca mais social. Por meio do Google+, a companhia sabe mais sobre seus internautas e, assim, pode entregar resultados de buscas ainda mais inteligentes. Se para alguns isso é positivo, outros acreditam que esse cruzamento de informações pode ser bastante perigoso à privacidade.

4 - Atualizações do Android

Desde que foi lançado, em 2007, o Android tem ganhado cada vez mais mercado, ultrapassando alguns gigantes como a Apple. No entanto, como o sistema operacional é utilizado por diversos fabricantes, as atualizações do sistema operacional acabam sendo diferentes em cada aparelho. Para contornar essa situação, o Google afirmou em sua última conferência para desenvolvedores que, em 2012, desenvolveria diretrizes para ajudar as fabricantes a obter atualizações mais rapidamente.

5 - Aumento do market share do Chrome 

Recentemente a empresa de pesquisa StatCounter divulgou que o Chrome 15 tinha sido mais usado na última semana de novembro do que o INternet Explorer 8. A notícia caiu como uma bomba já que o IE sempre foi o líder entre os navegadores. Por conta disso, o Google espera que, em 2012, o browser da companhia fature uma fatia maior do mercado de navegadores. Com o aumento do uso do Chrome, a gigante de buscas pode, inclusive, fazer melhorias na Chrome Web Store, a loja de aplicativos, por exemplo.
Fonte: Olhar digital

domingo, 25 de dezembro de 2011

Senado Federal abre 25 vagas para Policial Legislativo Federal



Senado Federal abre 25 vagas para Policial Legislativo Federal A partir da próxima segunda-feira, 26, profissionais de nível Médio interessados em ingressar no Senado Federal com direito a remuneração inicial de R$ 13.833,64 em jornada de 40h semanais, poderão realizar inscrição no concurso público 004/2011 lançado nesta sexta-feira, 23, no Diário Oficial da União.
A oportunidade será dada por meio de 25 vagas abertas para o cargo Técnico Legislativo na área de Polícia Legislativa, especialidade Policial Legislativo Federal, com lotação em Brasília - DF e subordinação ao Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais (Lei 8.112/90 e alterações posteriores). Conforme informações constantes no edital, não haverá reserva de vagas para pessoas com deficiência devido ao fato de as atividades estarem ligadas com policiamento ostensivo.
Entre os requisitos para participação estão a formação em nível Médio; carteira de habilitação nacional (CNH) categoria B ou superior; apresentação de declaração de bens e valores que constituam patrimônio e, se casado, a do cônjuge; apresentação de declaração quanto ao exercício ou não de outro cargo, emprego ou função pública e sobre recebimento de provento decorrente de aposentadoria e pensão. Não poderão participar do concurso, ex-servidores demitidos ou destituídos de cargo em comissão ou que tenham praticado atos desabonadores de conduta.
Os interessados deverão atentar ao prazo final de inscrições, que se dará no dia 5 de fevereiro de 2012, às 23h59min, pelo endereço eletrônico www.fgv.br. A taxa, no valor de R$ 180,00 poderá ser paga até o dia 6 de fevereiro, sendo que a isenção só poderá ser solicitada por candidatos hipossuficientes nos termos do Decreto Federal nº. 6.593, de 2 de outubro de 2008, que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e forem membros de família com renda per capita de até meio salário mínimo ou que possuam renda familiar mensal de até três salários mínimos, nos termos do Decreto Federal nº. 6.135, de 26 de junho de 2007. Ressalta-se que o pedido de isenção deve ser requerido entre os dias 26 e 29 de dezembro de 2011, até as 23h59min pelo mesmo site de inscrição, mediante informação do Número de Identificação Social (NIS) do CadÚnico, bem como declaração de ser membro de família de baixa renda. O resultado da análise será publicado em 16 de janeiro de 2012 pelo endereço eletrônico do concurso.
Segundo a responsável pelo certame, Fundação Getulio Vargas (FGV), a seleção de candidatos será realizada em cinco etapas de caráter eliminatório, sendo a primeira etapa constituída de prova escrita objetiva (língua portuguesa, conhecimentos gerais e específicos, noções de informática) e discursiva (redação e questão discursiva); em seguida será aplicada a prova de aptidão física (flexão de braços, abdominal, barra e corrida); depois, acontecerá a avaliação psicológica (aplicação coletiva de bateria de testes psicológicos, dinâmica de grupo e anamnese); na fase posterior haverá Investigação Social Documental e só então, se os concorrentes forem considerados indicados, serão encaminhados ao Curso de Formação.
Ainda de acordo com a FGV, em edital de abertura, as avaliações da primeira fase serão realizadas no dia 11 de março de 2012 às 8h nas capitais dos 26 Estados e ainda, no Distrito Federal, sendo que as outras etapas terão como local apenas a cidade de Brasília - DF, com horários a serem publicados posteriormente. A duração desta primeira fase será de cinco horas.
Também está prevista prova discursiva para o mesmo dia da etapa acima. No caso da terceira fase, os candidatos serão avaliados no dia 28 de maio de 2012 e a avaliação psicológica está prevista para os dias 7 e 8 de junho de 2012. A documentação para a Investigação Social deve ser enviada por Sedex entre os dias 18 e 25 de junho de 2011 e o Curso de Formação, por sua vez, será realizado no período de 6 a 17 de agosto de 2012, com 80 horas-aula, sendo ministrado por profissionais credenciados à Polícia Federal.
O resultado final será homologado em 29 de agosto do mesmo ano e o prazo de validade do concurso, será de um ano contado a partir da data de homologação do resultado final e poderá ser prorrogado pelo mesmo período a critério da Administração do Senado Federal.

Senado Federal abre 9 vagas de até R$ 23.826,57 para Consultor Legislativo

Leia esta matéria e veja se esse salário é bom pra você. Se é???

Senado Federal abre 9 vagas de até R$ 23.826,57 para Consultor Legislativo A Diretoria Geral do Senado Federal, torna pública a abertura de inscrições para concurso público visando ao preenchimento do cargo de nível superior de Consultor Legislativo, do Quadro de Pessoal do Senado Federal, nas áreas de Consultoria e Assessoramento Legislativo e Consultoria e Assessoramento em Orçamentos, distribuídos da seguinte maneira:
  • Área de Consultoria e Assessoramento em Orçamentos na Especialidade de Assessoramento em Orçamentos (1);
  • Área de Consultoria e Assessoramento Legislativo na Especialidade de Assessoramento Legislativo nas subáreas de Agricultura (CR), Comunicações e Tecnologia da Informação (CR), Defesa Nacional, Segurança Pública e Relações Internacionais (CR), Desporto e Cultura (CR), Direito Civil, Processual Civil e Agrário (CR), Direito Constitucional, Administrativo, Eleitoral e Processo Legislativo (1), Direito do Trabalho e Direito Previdenciário (CR), Direito Econômico e Regulação, Direito Empresarial e do Consumidor (CR), Direito Penal, Processual Penal e Penitenciário (1), Direito Tributário e Direito Financeiro (1), Direitos Humanos e Cidadania (CR), Economia do Trabalho, Renda e Previdência (CR), Economia Regional e Políticas de Desenvolvimento Urbano (CR), Educação (1), Meio Ambiente (1), Minas e Energia (1), Política Econômica e Finanças Públicas (CR), Política Econômica e Sistema Financeiro (CR), Políticas Microeconômicas (CR), Pronunciamentos (CR), Saúde (1), Transportes (1).
A remuneração inicial de todas as áreas/especialidades/subáreas é de R$ 23.826,57.
O concurso público será executado sob a responsabilidade da Fundação Getúlio Vargas, doravante denominada FGV.
Da Inscrição:
Será admitida a inscrição exclusivamente pelo sistema de inscrição on-line da FGV, no endereço eletrônico www.fgv.br, solicitada no período entre 0h do dia 26 de dezembro de 2011 até às 23h59min do dia 5 de fevereiro de 2012, observado o horário oficial de Brasília-DF.
A taxa de inscrição terá o valor de R$ 200,00.
O concurso público compreenderá três etapas:
  • Primeira Etapa: Provas Escritas Objetivas de Múltipla Escolha, de caráter eliminatório e classificatório de Língua Portuguesa, Conhecimentos Gerais, Direito Constitucional e Administrativo, Administração e Políticas Públicas, Raciocínio Lógico, Língua Inglesa, Conhecimentos Específicos;
  • Segunda Etapa: Provas Escritas Discursivas, de caráter eliminatório e classificatório de Dissertação, Resumo, Tradução (inglês para português), Tradução (espanhol para português), Parecer (todas as subáreas, exceto subárea de Pronunciamentos), Discurso (apenas para a subárea de Pronunciamentos), Questão dissertativa (todas as subáreas, exceto subárea de Pronunciamentos), Discurso (apenas para a subárea de Pronunciamentos);
  • Terceira Etapa: Avaliação de Títulos, de caráter apenas classificatório.
As Provas Escritas Objetivas de Múltipla Escolha serão realizadas simultaneamente nas capitais de todos os 26 Estados e do Distrito Federal no dia 11 de março de 2012, no turno da manhã, com 5 horas de duração, das 8h às 13h (horário de Brasília-DF). Os locais, os horários e os turnos de cada área para realização das provas escritas objetivas de múltipla escolha serão publicados no Diário Oficial da União e divulgados no endereço eletrônico. É de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta de seu local de realização das provas e o comparecimento no horário determinado. É recomendável, ainda, que os candidatos atentem para os fusos horários existentes no território brasileiro.
As Provas Escritas Discursivas serão realizadas somente em Brasília-DF no dia 29 de abril de 2012, em dois turnos, com quatro horas e meia de duração cada. No turno da manhã, das 8h às 12h30min (horário de Brasília-DF), será exigida dos candidatos a produção dos Textos T1, T2 e T3. No turno da tarde, das 14h30min às 19h (horário de Brasília-DF), será exigida dos candidatos a produção dos Textos T4, T5 e T6. Para fins de correção, as Provas Escritas Discursivas serão desidentificadas e digitalizadas.
A Terceira Etapa consistirá na Avaliação de Títulos, de caráter apenas classificatório, com valoração de até 8 pontos, ainda que a soma dos valores dos títulos apresentados seja superior a esse valor. Os títulos deverão ser entregues na data de realização das Provas Escritas Discursivas, na Coordenação do local de provas em que o candidato realizar a prova, apenas após o término do tempo estipulado para sua realização, onde haverá envelopes e formulários próprios à disposição dos candidatos interessados para o devido preenchimento e entrega. Ao entregar os títulos, o candidato receberá o protocolo de entrega dos títulos.
Todos os horários definidos neste edital, anexos e comunicados oficiais têm como referência o horário oficial de Brasília-DF.
O resultado final será homologado pelo Presidente do Senado Federal, respeitado o disposto no artigo 42 do Decreto 3.298/99 e suas alterações, mediante publicação no Diário Oficial da União, não se admitindo recurso desse resultado.
Todas as vagas terão lotação em Brasília, no Distrito Federal.
O prazo de validade do concurso, será de 1 ano contado a partir da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado pelo mesmo período a critério da Administração do Senado Federal.

Senado Federal abre 133 vagas de até R$ 18.440,64 para Analista Legislativo

SUPER CONCURSO. Você que tentar?! vá em frente!

Senado Federal abre 133 vagas de até R$ 18.440,64 para Analista Legislativo
A Diretoria Geral do Senado Federal, torna pública a abertura de inscrições para concurso público visando ao preenchimento do cargo de nível superior de Analista Legislativo, nas áreas de Apoio Técnico ao Processo Legislativo, Apoio Técnico-Administrativo, Controle Interno, Saúde e Assistência Social, Instalações, Equipamentos, Ocupação e Ambientação de Espaço Físico, Redação e Revisão de Textos Gráficos, Comunicação Social e Tecnologia da Informação, distribuídos da seguinte maneira:
  • Área de Apoio Técnico ao Processo Legislativo na Especialidade de Biblioteconomia (2), Processo Legislativo (40), Taquigrafia (10);
  • Área de Apoio Técnico-Administrativo na Especialidade de Administração (30), Arquivologia (5);
  • Área de Comunicação Social na Especialidade de Comunicação Social nas subáreas de Jornalista (1), Comunicação Social (1), Produtor de Multimídia (1);
  • Área de Controle Interno na Especialidade de Contabilidade (5);
  • Área de Instalações, Equipamentos, Ocupação e Ambientação de Espaço Físico na Especialidade de Arquitetura (1), Engenharia nas subáreas de Civil (1), Elétrica (1), Mecânica (1), Telecomunicações (1);
  • Área de Redação e Revisão de Textos Gráficos na Especialidade de Redação e Revisão (3);
  • Área de Saúde e Assistência Social na Especialidade de Assistência Social (1), Nutrição (1), Farmácia (1), Fisioterapia (1), Psicologia (1), Enfermagem (5), Medicina nas subáreas de Neurologia (1), Cardiologia (1), Gastroenterologia (1), Pneumologia (1), Psiquiatra (1), Otorrinolaringologista (1), Radiologia (1), Urologia (1), Ginecologia (1), Medicina do Trabalho (1);
  • Área de Tecnologia da Informação na Especialidade de Informática Legislativa nas subáreas de Análise de Sistemas (7), Análise de Suporte de Sistemas (3).
A remuneração inicial de todas as áreas/especialidades/subáreas é de R$ 18.440,64.
O concurso público será executado sob a responsabilidade da Fundação Getúlio Vargas, doravante denominada FGV.
Da Inscrição:
Será admitida a inscrição exclusivamente pelo sistema de inscrição on-line da FGV, no endereço eletrônico www.fgv.br, solicitada no período entre 0h do dia 26 de dezembro de 2011 até às 23h59min do dia 5 de fevereiro de 2012, observado o horário oficial de Brasília-DF.
A taxa de inscrição terá o valor de R$ 190,00.
O concurso público compreenderá duas etapas:
Primeira Etapa: Provas Escritas Objetivas de Múltipla Escolha de Língua Portuguesa, Conhecimentos Gerais, Língua Inglesa, Conhecimentos Específicos e de Provas Escritas Discursivas de Redação, Questão Discursiva, ambas de caráter eliminatório e classificatório;
Segunda Etapa: Prova Prática, de caráter eliminatório e classificatório, somente para os candidatos à especialidade de Taquigrafia.
As Provas Escritas Objetivas de Múltipla Escolha e Discursivas serão realizadas simultaneamente nas capitais de todos os 26 Estados e do Distrito Federal no dia 11 de março de 2012, com cinco horas e meia de duração, no turno da tarde, das 15h às 20h30min (horário de Brasília-DF). Os locais, os horários e os turnos de cada área para realização das provas escritas objetivas de múltipla escolha serão publicados no Diário Oficial da União e divulgados no endereço eletrônico. É de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta de seu local de realização das provas e o comparecimento no horário determinado. É recomendável, ainda, que os candidatos atentem para os fusos horários existentes no território brasileiro.
A Prova Prática será realizada no dia 20 de maio de 2012. Os candidatos convocados para esta fase deverão comparecer no local indicado para realização da prova 30 minutos antes do horário fixado para seu início, munidos do comprovante de inscrição e documento de identidade; caso contrário, não poderão efetuar a prova.
Todos os horários definidos neste edital, anexos e comunicados oficiais têm como referência o horário oficial de Brasília-DF.
O resultado final será homologado pelo Presidente do Senado Federal, respeitado o disposto no artigo 42 do Decreto 3.298/99 e suas alterações, mediante publicação no Diário Oficial da União, não se admitindo recurso desse resultado.
Todas as vagas terão lotação em Brasília, no Distrito Federal.
O prazo de validade do concurso, será de 1 ano contado a partir da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado pelo mesmo período a critério da Administração do Senado Federal.

Twitter afirma: estamos menos felizes

Cientistas analisaram mais de 4,6 bilhões de tuítes para chegar a essa conclusão. Nível de felicidade diminuiu no último semestre de 2011



Infelicidade


Nos últimos três anos, cientistas da Universidade de Vermont (Estados Unidos) coletaram diversas publicações do Twitter - 46 bilhões de palavras e quase 4,6 bilhões de tuítes - para avaliar o humor do mundo. O resultado: estamos menos felizes.

A pesquisa aponta que, mesmo com um aumento de felicidade entre janeiro e abril de 2009, no geral, a população tem se mostrado menos contente com uma queda significativa no primeiro semestre de 2011. Além disso, existem mais picos de felicidade nos finais de semana, seguidos por um declínio considerável nas segundas e terças-feiras.

Outros pontos altos que contribuem para o aumento da alegria são datas como Natal e Dia dos Namorados. Já a crise econômica dos Estados Unidos, o tsunami no Japão ou a morte do ator Patrick Swayze, por exemplo, fizeram o índice cair.

Pesquisadores analisaram mais de 10 mil palavras comuns no vocabulário dos usuários do Twitter e avaliaram se eram mais positivas ou negativas. Cada uma dessas palavras foi classificada em uma escala de um a nove, sendo que palavras que remetiam ao sorriso, por exemplo, valiam 8.5. Já termos como vaidade, ganância e terrorismo valiam 4.3, 3.06 e 1.3, respectivamente, constituindo as piores notas do ranking.

O estudo, liderado pelo matemático Peter Dodds, utilizou um serviço da Amazon chamado "Mechanical Turk", o qual foi operado por voluntários que ranqueavam, avaliavam e atribuiam um valor de felicidade às palavras.

De acordo com Dodds, a pesquisa é apenas um indicativo. Mas, a partir dos resultados finais e com a popularização do Twitter, as conclusões se tornam mais relevantes. O pesquisador ainda acredita que a felicidade individual é uma das maneiras mais importantes de se medir relacionamentos pessoais e sociais.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Sacar dinheiro em caixas eletrônicos sem pagar taxas: basta assistir a um comercial

Ação começará no ano que vem. Já há uma máquina de saques sem taxas em Nova Iorque para testes




Caixa eletrônico ATM
Você já deve ter se assustado com a cobrança de taxas nada modestas após retiradas de dinheiro em caixas eletrônicos. Mas uma empresa nos EUA quer acabar com essa desagradável tarifa ao exibir propagandas enquanto usuários esperam pela contagem do dinheiro.

Serão cerca de 6 anunciantes por máquina. Essas propagandas serão exibidas antes, durante e depois das transações. Enquanto a transação é efetuada, um slideshow de 15 a 20 segundos será apresentado na tela, não prolongando o tempo normal das operações.

Clinton Townsend, de 25 anos, fundador das máquinas sem taxas, afirma que já há 2 empresas interessadas. Acordos com agências de publicidade já estão em andamento, segundo a CNN. Clinton diz que será cobrado um valor mensal para a exibição dos anúncios e que o valor será compatível com as outras mídias.

Um caixa eletrônico que não cobra taxas já foi instalado para testes em um bar e sala de concertos em Nova Iorque, EUA, mas os especialistas dizem que a ideia pode pegar em uma escala bem maior. A empresa tem planos de implementá-los no país inteiro, em supermercados, hotéis, bares, cafés e até em shoppings, locais onde, normalmente, não há bancos próximos.

Há planos para que, em algumas máquinas, haja uma segunda tela, onde haverá streaming de propagandas durante todo o dia. No caso de um cliente não querer assistir as propagandas, ele pode optar por pagar a taxa comum.
Fonte: Olhar digital

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Caixa Econômica Federal abre concurso para Médico do Trabalho


Caixa Econômica Federal abre concurso para Médico do Trabalho Desde ontem, segunda-feira, 19 de dezembro, a Caixa Econômica Federal (CEF) recebe inscrições para o concurso público, sob responsabilidade técnica da Fundação Cesgranrio, destinado à formação de cadastro reserva de Médico do Trabalho.
De acordo com o edital de abertura, os profissionais contratados deverão receber a remuneração de R$ 5.801,00 em jornadas de 30 horas semanais, além disso haverá a participação nos lucros e nos resultados da empresa, possibilidade de participação em Plano de Saúde e em Plano de Previdência Complementar, auxílio refeição/alimentação e auxílio cesta alimentação.
Para concorrer, o candidato deverá ter diploma de conclusão de curso de graduação em Medicina, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), e certificado de conclusão de curso de Especialização em Medicina do Trabalho, ambos registrados até a data de admissão.
INSCRIÇÕES
Os interessados poderão se inscrever no período de 19 de dezembro de 2011 a 8 de janeiro de 2012, no site da Fundação Cesgranrio (www.cesgranrio.org.br), mediante o pagamento da taxa de R$ 70,00. No ato da inscrição será possível optar entre os polos do Distrito Federal, Paraná, Goiás, Pará, Rio de Janeiro e Recife.
PROVAS
O concurso será composto de provas objetivas sobre conhecimentos básicos e específicos, além de avaliação de títulos e exames médicos admissionais que consiste em avaliação da capacidade física e mental do candidato para o desempenho das atividades e atribuições do cargo.
A previsão é que as provas objetivas sejam realizadas no dia 29 de janeiro de 2012, nas cidades de Belém/PA, Brasília/DF, Curitiba/PR, Goiânia/GO, Recife/PE e Rio de Janeiro/RJ. Os locais e horários serão definidos e divulgados posteriormente.
OUTRAS INFORMAÇÕES
A validade do concurso será de um ano, podendo ser prorrogado, a critério da Caixa Econômica Federal, uma única vez, por igual período, contado a partir da data de homologação do resultado final.
É necessário destacar ainda que do total de vagas de Médico do Trabalho para cada polo que vierem a ser oferecidas durante o prazo de validade do concurso, 5% serão reservadas às pessoas com deficiência, em cumprimento ao disposto no inciso VIII do artigo 37 da Constituição da República Federativa do Brasil, na Lei nº 7.853, de 24 de outubro de 1989, e no Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro 1999, alterado pelo Decreto nº 5.296, de 2 de dezembro de 2004. Após constituição de cadastros de reserva, a cada grupo de 20 candidatos admitidos no polo de opção, um será pessoa com deficiência considerada aprovada, observada a ordem de classificação e o resultado dos Exames Médicos Admissionais.
Para conhecer o conteúdo programático das provas e cronograma previsto, leia o edital completo.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Esqueça o 3D: nova tecnologia, chamada QD, promete revolucionar aparelhos eletrônicos

Novidade é feita a partir de cristais que serão usados para produzir televisores ultra-finos, flexíveis e de alta resolução
3D
Pesquisadores desenvolveram uma nova forma para reproduzir imagens, que poderá ser usada na fabricação de televisores ultra-finos, flexíveis e com alto poder de resolução.

Conhecida como "pontos quânticos" ("QD", na sigla em inglês), a novidade é feita a partir da emissão de luz de minúsculos cristais, que são 100 mil vezes menores que a largura de um fio de cabelo. Ao mudar o tamanho desses cristais, os cientistas descobriram ser possível manipular a cor da luz que eles produzem, o que acaba gerando um efeito mais colorido e natural.

Segundo o jornal The Telegraph, Os pesquisadores esperam que os primeiros televisores de pontos quânticos, com cores melhoradas e telas ainda mais finas, estejam disponíveis nas lojas até o final de 2012. Já a versão flexível deve levar pelo menos três anos para chegar ao mercado.

"Estamos trabalhando com algumas das principais empresas de produtos asiáticos. Alguns itens já farão parte da próxima geração de televisores de tela plana. A verdadeira vantagem fornecida por esse recurso é que elas podem ser impressas numa folha de plástico e facilmente enroladas ou dobradas pelo usuário", explica Michael Edelman, diretor executivo da companhia Nanoco.

Mesmo sem a divulgação de quais são as empresas que a Nanoco está trabalhando, especula-se que entre elas estejam a Sony, Sharp, Samsung e LG.

Apesar do avanço tecnológico, a escassez de alguns elementos para a produção desses displays tem impulsionado os custos de mercado, o que leva as empresas de eletrônicos a procurar novas maneiras de fazer seus produtos.

Além de televisores, displays e outros aparelhos, os pontos quânticos poderão ser usados para a fabricação de novos tipos de lâmpadas mais eficientes, como também ser alimentados por energia solar.

sábado, 17 de dezembro de 2011

1.500 Técnicos do Seguro Social e 375 Peritos Médico Previdenciário no INSS


Edital nº. 01 de abertura de inscrição:
O Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, tendo em vista o Contrato celebrado com a Fundação Carlos Chagas torna pública a realização de Concurso Público para provimento de cargo de Perito Médico Previdenciário e Técnico do Seguro Social.
O Concurso visa a seleção de candidatos para provimento de 375 vagas para o cargo de Perito Médico Previdenciário e 1.500 vagas para o cargo de Técnico do Seguro Social, do Quadro de Pessoal do INSS, distribuídas nas Agências da Previdência Social - APS.
A remuneração bruta inicial prevista corresponde ao valor do vencimento básico de R$ 4.536,53, acrescida da Gratificação de Desempenho de Atividade de Perícia Médica Previdenciária - GDAPMP, que poderá alcançar o valor de R$ 4.230,40 e R$ 304,00 de auxílio alimentação, totalizando R$ 9.070,93. Já a remuneração bruta inicial prevista corresponde ao valor do vencimento básico de R$ 532,65, acrescida da Gratificação de Atividade Executiva - GAE, no valor de R$ 852,24, e também da Gratificação de Desempenho da Atividade do Seguro Social - GDASS, que poderá alcançar até R$ 2.808,00, além do auxílio alimentação no valor R$ 304,00, totalizando R$ 4.496,89.
Os candidatos aos cargos em Concurso ficarão sujeitos à carga horária de 40 horas semanais.
Das Inscrições:
  • As inscrições serão recebidas por meio do endereço eletrônico www.concursosfcc.com.br no período das 10h do dia 19 de dezembro de 2011 até às 14h do dia 11 de janeiro de 2012, observado o horário de Brasília e nos Postos de Inscrição credenciados pela Fundação Carlos Chagas. Os Postos de Inscrição estarão em funcionamento no período das inscrições, em dias úteis, das 9h às 12h e das 13h às 17h.
As inscrições poderão ser prorrogadas por necessidade de ordem técnica e/ou operacional.
O candidato deverá efetuar o pagamento referente à inscrição no valor de R$ 61,70 para o cargo de Perito Médico Previdenciário e de R$ 51,70 para o cargo de Técnico do Seguro Social.
A partir de 16 de janeiro de 2012, o candidato poderá conferir, no endereço eletrônico da Fundação Carlos Chagas, se os dados da inscrição foram recebidos e se o valor da inscrição foi pago. Em caso negativo, o candidato deverá entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Candidato - SAC da Fundação Carlos Chagas, telefone (11) 3723-4388, de segunda a sexta-feira, em dias úteis, das 10h às 16h (horário de Brasília), para verificar o ocorrido.
Das Provas:
Para o cargo de Perito Médico Previdenciário a seleção será realizada por meio de Provas Objetivas e de Títulos; para o cargo de Técnico do Seguro Social a seleção será realizada por meio de Provas Objetivas.
A aplicação das Provas Objetivas para o cargo de Perito Médico Previdenciário está prevista para o dia 12 de fevereiro de 2012, no período da manhã e para o cargo Técnico do Seguro Social, no período da tarde.
O candidato deverá comparecer ao local de realização das provas munido de caneta esferográfica de material transparente de tinta preta, lápis preto nº. 2 e borracha.
A confirmação da data e as informações sobre horários e locais serão divulgadas oportunamente por meio de Comunicado a ser publicado no Diário Oficial da União e Edital de Convocação que estará disponível no site da Fundação Carlos Chagas e por meio de Cartões Informativos que serão encaminhados aos candidatos por correio eletrônico (e-mail). Para tanto, é fundamental que o endereço eletrônico constante no Formulário de Inscrição esteja completo e correto.
O Concurso Público terá validade de 1 ano, a contar da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do INSS.
Fonte: Diário Oficial da União

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Tecnologia em sala de aula tenta evitar as famosas "colas". Será que funciona?

O SGP permite criar provas personalizadas, nominais e com sistemas de identificação por códigos de barra, que aumenta sua segurança

provas escolares
A tecnologia sempre foi amiga daqueles alunos que não levavam a escola ou faculdade muito a sério. Os celulares e smartphones sempre ajudam os mais malandros naqueles momentos difíceis das provas (quem nunca escondeu uma fórmula na agenda?), e mesmo em decadas passadas, os relógios-calculadora (lembram deles?) já facilitavam a vida dos estudantes e dificultava a vigilância dos professores...

Alguns alunos podem até não gostar da novidade, mas uma empresa mineira lançou um novo Sistema de Gestão de Provas (SGP). Criado pela Starline Tecnologia, empresa mineira de desenvolvimento de software, o programa utiliza as novas tecnologias a favor da educação. O SGP permite elaborar provas escolares e de concursos de forma inteligente, automatizada e personalizada, o que evita fraudes, falsificações e a famosa "cola" entre os alunos. O sistema deverá beneficiar mais de 18 mil estudantes de ensino médio, graduação e candidatos de concursos públicos.

Com o SGP, a elaboração das provas é feita pelos professores dentro da plataforma do próprio sistema, que pode ser realizado de forma online ou offline. Dessa forma, podem ser criados critérios de distinção entre as provas, como alterar a ordem das questões e das alternativas de acordo com os perfis dos alunos. Todas as páginas são identificadas com os dados de cada estudante, o que impossibilita a troca das folhas durante o exame. Nos casos de elaboração de provas para concursos ou Enem, o sistema também pode criar restrições de acessos às questões a cada professor, evitando que ocorram vazamentos.

Depois de corrigido, o material é disponibilizado em formato digital tanto para a instituição de ensino quanto para os alunos, que podem acessar pelo computador, tablet ou dispositivos móveis. Dessa forma, a coordenação pode ter maior controle sobre o conteúdo que é cobrado pelos professores que, por sua vez, precisarão ter maior comprometimento com relação aos cronogramas, elaboração e revisão das provas. Além disso, o armazenamento digital evita atrasos, elimina os riscos das provas serem extraviadas e servem de documento em casos de questionamentos internos ou jurídicos. "Com a redução do tempo gasto com esse processo, os professores poderão se dedicar a atividades mais relevantes com seus alunos", explica a diretora de Operações da Starline, Priscilla Costa Fonseca. Esse tempo pode ser menor ainda com a aplicação de provas online, também auditável pelo SGP.

Segundo o CEO da Starline, Paulo Gentil, hoje existem diversos recursos para inibir as técnicas utilizadas pelos alunos ou candidatos para burlar as provas. "Principalmente em aplicações de provas em grandes proporções, como em concursos públicos, é preciso ter um rigoroso padrão de gestão das provas, a fim de garantir a confidencialidade das questões, correções, resultados e, sobretudo, o conforto das instituições e alunos", completa.

De acordo com Luiz Flávio F. B. Oliveira, coordenador de TI da PUC Minas Virtual, o sistema reduz a possibilidade de "cola" entre os alunos na medida em que gera provas individualizadas, modificando, por exemplo, a ordem das questões. Com o novo sistema de gestão, tanto o professor terá mais conforto e facilidade para gerir as provas, quanto o aluno terá mais garantia de um processo justo e eficaz. Desse modo, acredita-se que as provas possam deixar de ser um momento de pressão e desgaste para ambos os lados, e possa se tornar um mecanismo eficiente de avaliação, seleção e aprendizado.

Fonte: Olhar digital

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

O Facebook pode te arranjar um emprego!

Infográfico mostra a participação das redes sociais na hora de buscar vagas e efetuar contratações



Reprodução
Empregos
Num mercado cada vez mais competitivo, as empresas têm se utilizado de um recurso bastante atual na hora de contratar funcionários: as redes sociais, que alcançaram até o ambiente profissional, e podem ser decisivas para preencher uma vaga.

Um infográfico postado no Mashable pode comprovar o poder desses sites. As informações dão conta que cerca de 18,4 milhões de americanos conseguiram seus respectivos trabalhos atuais através do Facebook, ganhando até mesmo do Twitter, com 8 milhões, e do LinkedIn, com 10,2 milhões.

Se você ainda tinha dúvidas da grandeza dessas plataformas sociais, que tal quebrar um pouco a rotina e enfrentar a rede? Veja algumas dicas!

Como os usuários têm encontrado vagas?

Nove em cada 10 profissionais possuem perfis em redes sociais, e 54% utilizam o Facebook, Twitter ou LinkedIn para encontrar oportunidades, e um em cada seis usuários utilizam esses sites para serem contratados.

Além disso, 36% das pessoas encontraram seu trabalho atual através de indicações, 30% pelos jornais, 30% em anúncios na internet, 21% por sites de emprego na web, 20% por processos internos, 14% em planos de carreira e 13% por agências de recrutamento. As redes sociais tiveram uma participação de 16% na pesquisa, com um aumento de 11% em relação a 2010.

Crescimento das redes sociais para procurar empregos

O uso de cada plataforma social na hora de procurar oportunidades também é grande: 50% usam o Facebook, 25% o Twitter e 26% o LinkedIn. Os homens utilizam mais o LinkedIn (69%), enquanto as mulheres preferem o Facebook (44%).

Já 16% dos recrutadores buscam referências de seus candidatos através de seus perfis no Facebook, contra 9% e 6% do LinkedIn e Twitter, respectivamente.

Quem acessa seus perfis com frequência tem mais chance de ser contratado

Pelo menos 32% dos que acessam esses sites com frequência tem mais chances de conseguir um emprego, contra 20% entre os que não utilizam tanto. Esse número aumenta ainda mais no LinkedIn: 48%, enquanto no Facebook chega a 45% e no Twitter, 32%.

Quatro de dez pessoas que procuram vagas acessam assiduamente suas respectivas redes sociais. O grau de participação também é alto: 84% estão no Facebook, 39% no Twitter e 35% no LinkedIn.

Algumas dicas

O infrográfico ainda faz algumas sugestões de como tornar sua participação nas plataformas sociais mais interessante para os recrutadores. No caso do Facebook, por mais estranho que pareça, a dica dos responsáveis pela análise é que você evite postar notas ou atualizações que façam referências aos seus amigos. Eles sugerem que você use o site para descrever seus interesses de carreira.

Já no Twitter, siga os perfis de companhias que você gostaria de trabalhar, como também o de empresários. E no LinkedIn, utilize a mesma foto que você usa em vários sites no qual está inscrito, para evitar que seja confundido e ajude os recrutadores a lembrar do seu rosto.

É claro que muitas vagas podem exigir alguns requisitos técnicos e específicos dos candidatos, além do esforço físico e mental, dependendo da área profissional. Mas até que ponto vale a pena chegar aos próprios limites para se conseguir um emprego? É válido deixar de ser quem você é para construir uma imagem, só para chegar a um objetivo - neste caso, arranjar trabalho -, mesmo que a empresa não tenha nada a ver com você? Você deixaria seus amigos de lado no Facebook, por exemplo?

Fonte: Olhar digital



sábado, 10 de dezembro de 2011

Marinha abre 1720 vagas em Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais




O Comando do Pessoal de Fuzileiros Navais (CpesFN), publicou no Diário Oficial de 8 de dezembro, o edital de abertura do concurso destinado à admissão ao Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais para as turmas I e II de 2013.
REQUISITOS E INSCRIÇÕES
Entre os diversos requisitos para o ingresso ao Curso de Formação estão:
  • ser brasileiro, do sexo masculino;
  • ter idade entre 18 e 21 anos, referenciados em 1º de janeiro de 2013;
  • não ser isento do serviço militar;
  • estar em dia com as obrigações militares e eleitorais;
  • ter concluído, com aproveitamento, o ensino fundamental;
  • ter altura mínima de 1,54 metros e máxima de 2,00 metros;
  • ter boa conduta social e não possuir antecedentes criminais;
  • ter idoneidade moral e bons antecedentes para integrar o Corpo de Praças de Fuzileiros Navais.
Para concorrer a uma das 1720 vagas disponibilizadas, o candidato deverá preencher a ficha de inscrição no período de 12 de março a 12 de abril de 2012, até às 23h59, no site www.mar.mil.br/cgcfn, e pagar a taxa de R$ 20,00. Também será possível se inscrever de forma presencial, das 8h às 16h, nos locais indicados no anexo do edital.
PROVAS
De acordo com o edital publicado, o concurso será composto de seis etapas. A primeira será o exame de escolaridade, previsto para o dia 29 de maio de 2012, constituído de uma prova escrita com questões sobre Língua Portuguesa e Matemática, abrangendo assuntos até o nível do 9º ano do Ensino Fundamental. A segunda etapa será a verificação de dados biográficos que terá como propósito analisar a vida pregressa do candidato quanto às infrações penais. A terceira etapa será constituída de inspeção de saúde, em que será realizada uma perícia médica efetuada por uma Junta Regular de Saúde para verificar se o candidato preenche os padrões psicofísicos estabelecidos nas normas da Diretoria de Saúde da Marinha para ingresso no Serviço Ativo da Marinha. A quarta etapa será um exame psicológico que se baseia no modelo analítico de seleção psicológica, fundamentado nas conclusões da psicologia diferencial, onde os indivíduos têm habilidades, personalidade e níveis de motivação diferenciados, e cada atividade ou ocupação pressupõe níveis diferentes desses atributos. Haverá ainda teste de suficiência física, como a quinta etapa, que tem como objetivo aferir a aptidão física. Por fim, a sexta etapa será a verificação de documentos que entregues pelos candidatos classificados e convocados para esta etapa do concurso.
INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO
Os candidatos aprovados no concurso e classificados dentro do número de vagas serão matriculados no Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais e o realizarão na condição de Recruta Fuzileiro Naval. Durante o curso, o Recruta, receberá o valor, aproximado, de R$ 550,00 por mês, como ajuda de custo para suas despesas pessoais.
Mediante a aprovação no Curso de Formação, o Recruta será nomeado Soldado Fuzileiro Naval e passará a receber a remuneração inicial da ordem de R$ 1.100,00.
O curso de Formação terá a duração de 17 meses e será conduzido no Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (CIAMPA), localizado no Rio de Janeiro ou, simultaneamente, no Centro de Instrução e Adestramento de Brasília (CIAB), localizado em Brasília, em regime de internato e dedicação exclusiva até a formatura.
No final do Curso de Formação, o aprovado poderá ser designado para servir em Organização Militar da Marinha sediada nas cidades de Rio Grande (RS), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Ladário (MS), Belém (PA), Manaus (AM), Salvador (BA), São Paulo (SP) ou Natal (RN).
Fonte: www.in.gov.br

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Sites e blogs poderão adicionar botão de assinatura do Facebook


Facebook
Com o novo recurso, usuários poderão ver as atualizações de seus sites favoritos direto nos Feeds de Notícias

O Facebook anunciou nesta quinta-feira (08/12), por meio de um grupo oficial de notícias da rede social, que no decorrer dos próximos dias irá disponibilizar uma nova ferramenta para blogueiros que possuem perfil ativo no site.

A partir de agora, sites e blogs poderão instalar um plug-in para obter um botão de assinatura em suas páginas. Com o novo recurso, usuários do Facebook poderão assinar os feeds e ver, diretamente em seus Feeds de Notícias, as atualizações de suas páginas favoritas.

De acordo com a empresa, o botão "Assinar" ajuda o usuário a ficar mais próximo de pessoas que admira, além de acompanhar as últimas notícias e atualizações diárias.

Para quem tem interesse em adicionar o botão em seu site ou blog, clique aqui e siga os passos. Já aqueles que querem acompanhá-los, basta clicar no botão de assinatura para receber as novidades.

Fonte: Olhar digital

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Agência de Tecnologia da Informação - PE abre 42 vagas de nível Superior


Agência de Tecnologia da Informação - PE abre 42 vagas de nível Superior A Agência Estadual de Tecnologia da Informação de Pernambuco (ATI-PE) realizará concurso público, sob a responsabilidade e execução técnica da Covest, Comissão de Processos Seletivos e Treinamentos. Ao todo são oferecidas 42 vagas de nível superior, inclusas oportunidades para portadores com deficiência.
De acordo com o edital publicado, 11 vagas são para Analista Consultor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), 19 para Analista de Aplicação de TIC, três para Analista de Informações de TIC e nove para Analista de Suporte de TIC. O salário será de R$ 3.704,17 em carga horária semanal de 40 horas.
Os interessados poderão se inscrever entre os dias 5 e 29 de dezembro, até às 23h59, no site www.covest.com.br. Haverá a cobrança da taxa de inscrição de R$ 80,00, mas será possível o pedido de isenção nos casos em que os candidatos que sejam beneficiados pelo artigo primeiro da Lei nº. 14.016 de 23 de março de 2010, o qual estabelece isenção para as pessoas inscritas no cadastro único para Programas Sociais (CADÚnico), desde que possuam rendar familiar per capita mensal de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos. Esse pedido deverá ser feito entre os dias 5 a 9 de dezembro.
Conforme o cronograma divulgado no edital, todos os inscritos serão avaliados por meio de prova objetiva com questões sobre Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico Administração Pública e Conhecimentos Específicos, além de prova de redação que será a produção de um texto sobre tema relacionado ao cargo pretendido e por fim haverá a análise de títulos.
As informações quanto à data, local e horário de realização das provas serão divulgadas com antecedência no site da organizadora.
Esse concurso terá a validade de dois anos, mas poderá ser prorrogado por igual período a critério da ATI.

CRECI - PE abre Concurso Público para vagas de Assistente e Agente Fiscal


CRECI - PE abre Concurso Público para vagas de Assistente e Agente Fiscal O Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Pernambuco - CRECI-PE, torna público aos interessados a abertura do Concurso Público para preenchimento imediato e para formação de cadastro reserva de Nível Médio e Técnico ou Superior, no âmbito do CRECI-PE, para os seguintes cargos:
Nível Médio: Assistente (5 vagas);
Nível Técnico em Transação Imobiliária ou Superior em Gestão Imobiliária: Agente Fiscal (5 vagas).
Das Inscrições:
As inscrições poderão ser efetuadas no período compreendido entre às 16h do dia 7 de dezembro de 2011 até às 23h59min do dia 8 de janeiro de 2012, apenas na modalidade via internet, no endereço eletrônico www.ipad.com.br/crecipe2012.
O Edital do candidato, contendo todas as informações necessárias, inclusive o Formulário de Inscrição, que para todos os efeitos legais integram o presente ato, estará à disposição dos interessados, a partir das 16h do dia 7 de dezembro de 2011, no site.
Fonte: Poder Executivo do Diário Oficial do Estado de Pernambuco, pág. 23 do dia 6 de dezembro de 2011.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Carlos Chagas será a organizadora do concurso do INSS

A Fundação Carlos Chagas (FCC) será a organizadora do concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), destinado ao preenchimento de 1.875 vagas, sendo 1.500 para o cargo técnico do seguro social e 375 para o perito médico. A informação foi anunciada pelo ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, em seu perfil no twitter, no início da noite da última sexta-feira, dia 2. "O INSS escolheu a Fundação Carlos Chagas como organizadora do seu próximo concurso."

A portaria de dispensa da licitação deverá ser publicada no Diário Oficial da União já próxima semana e o contrato assinado entre as partes em seguida. O edital do concurso está programado para ser divulgado em 23 de dezembro.

A Carlos Chagas era uma das entidades mais cotadas para ficar à frente da seleção, em conjunto com o Cespe/UnB, que organizou os dois últimos concursos promovidos pelo INSS. Isso porque, em 5 de  setembro constava na agenda do presidente do INSS, Mauro Luciano Hauschild, uma reunião com a diretora vice-presidente da FCC, Glória Maria Santos Pereira Lima.

Por ocasião de uma entrevista concedida à FOLHA DIRIGIDA, Hauschild disse que iria se encontrar com representantes de diversas entidades interessadas em organizar o concurso. Todavia, nenhuma outra reunião constou em sua agenda, publicada diariamente no site do Ministério da Previdência Social.

Requisitos e vencimentos - O cargo de técnico  exige o nível médio (antigo 2º grau) -  diploma somente será exigido na ocasião de posse, que está prevista para março. A remuneração é de R$3.935,29 (já contando com a gratificação de atividade Executiva e a de desempenho de atividades do Seguro Social - 80 pontos). Estão inclusos R$304 de auxílio-alimentação.

A função de perito médico requer graduação em Medicina e inscrição no Conselho Regional de classe. Os vencimentos são de R$9.080,93 (considerando 80 pontos de gratificação de desempenho de atividade de Perícia Médica Previdenciária). Aos rendimentos já estão incluídos R$304 de auxílio-alimentação.

De acordo com Hauschild, a posse dos primeiros 900 candidatos às vagas de técnico está programada para 27 de março. Os aprovados (150) para o cargo de perito deverão ser nomeados um pouco mais tarde. Para a  função, além da prova objetiva, deverá haver uma avaliação de títulos. As demais convocações irão ocorrer, de forma escalonada, nos meses de julho (600 profissionais, 500 técnicos e 100 médicos), outubro (125 médicos) e novembro (100 técnicos).

O concurso é necessário para  contratação de profissionais para atuar nas 720 agências do Plano de Expansão da Rede de Atendimento do INSS, que serão criadas até o fim de 2014, em municípios com mais de 20 mil habitantes.


 Fonte: Folha Dirigida

sábado, 3 de dezembro de 2011

FCC libera locais de prova para o concurso do TRE-PE

Já estão disponíveis no site da Fundação Carlos Chagas (FCC) os locais de provas referentes ao concurso público promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). As avaliações acontecerão no dia 11 de dezembro, nos turnos da manhã e da tarde. Os candidatos ao cargo de analista judiciário, em diversas áreas, deverão comparecer aos locais de prova às 07h30, os portões fecham às 08h. Para esses postos, serão aplicadas provas objetivas e discursivas que terão duração de 04h30. Já os candidatos ao cargo de técnico judiciário deverão chegar ao local às 14h30, os portões fecham às 15h. A duração da prova para esse posto será de 03h. As provas serão realizadas nas cidades de Recife, Caruaru, Serra Talhada e Petrolina.
Segundo a FCC, “somente será admitido à sala de provas o candidato que estiver portando documento de identidade original que bem o identifique, como: Carteiras e/ou Cédulas de Identidade expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pelo Ministério das Relações Exteriores; Cédula de Identidade para Estrangeiros; Cédulas de Identidade fornecidas por Órgãos ou Conselhos de Classe que, por força de Lei Federal, valem como documento de identidade, como por exemplo, as da OAB, CREA, CRM, CRC etc; Certificado de Reservista; Passaporte; Carteira de Trabalho e Previdência Social, bem como Carteira Nacional de Habilitação (com fotografia, na forma da Lei nº 9.503/1997)”. A banca organizadora aconselha o candidato levar também o cartão informativo com as informações sobre o local em que fará a prova.
Todos os candidatos deverão levar caneta esferográfica de tinta preta e de material transparente, lápis preto nº 2 e borracha. Poderá ser excluído do concurso o candidato que estiver fazendo uso de qualquer tipo de aparelho eletrônico ou de comunicação (bip, telefone celular, relógios digitais, walkman, agenda eletrônica, notebook, palmtop, receptor, gravador, smartphone ou outros equipamentos similares). O candidato deverá consultar o site da FCC no primeiro dia útil, após a aplicação das provas, para tomar conhecimento das datas previstas para divulgação dos gabaritos, das questões das provas e/ou resultados. Confira neste link o edital de convocação para as provas completo.
Concorrência – O concurso do TRE-PE terá a participação de 58.036 candidatos. O cargo com maior número de inscritos é técnico judiciário, área administrativa, com 39.692 pessoas disputando as 12 vagas ofertadas para esse posto. Em seguida, estão o cargo de analista judiciário, área judiciária, com 11.278 inscrições efetuadas, e analista judiciário, área administrativa, com 4.152 inscritos (veja a relação completa abaixo ou neste link). O concurso promovido pelo TRE-PE oferece, além das 12 vagas para o cargo de técnico judiciário, que exige nível médio, 21 oportunidades, distribuídas em várias áreas referentes ao cargo de analista judiciário, que exige nível superior. A remuneração oferecida varia de R$ 6.611,39 a R$ 4.052,96, além de R$ 599,21, correspondente ao auxílio-alimentação.

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Prefeitura de Recife - PE abre 1.150 vagas para professores e auxiliares


Prefeitura de Recife - PE abre 1.150 vagas para professores e auxiliaresAo todo são 1.150 vagas para os dois cargos e as inscrições estarão abertas desta terça-feira (29) a 18 de dezembro de 2011:A Prefeitura do Recife vai realizar Concurso Público para provimento de vagas no cargo de Professor I - docência em Educação Infantil e no Ensino Fundamental I (1º e 2º Ciclos), e Auxiliar de Desenvolvimento Infantil (ADI). As inscrições para o certame estão abertas no período de terça-feira (29 de novembro) até 18 de dezembro de 2011, e os exames ocorrerão no dia 8 de janeiro de 2012.
Os candidatos classificados serão lotados em Creches e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da Rede Municipal do Recife, localizadas nas 6 Regiões Político-Administrativas (RPAs) da Cidade. Ao todo são 1.150 vagas, das quais 650 para o cargo de Professor I e 500 para o de ADI. Desse total, 115 vagas são destinadas a pessoas com deficiência.
Para concorrer ao cargo de Professor I, o candidato deverá ter concluído o Ensino Médio com habilitação para o Magistério, ou o Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia. Já para o cargo de Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, é necessário ter concluído o Ensino Médio.
Todas as fases do concurso serão executadas pelo Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco (IAUPE/CONUPE). A remuneração para Professor I varia de R$ 920,75 a R$ 1.471,75, de acordo com a formação (magistério, graduação, mestrado e doutorado) e a carga horária é de 145 horas-aula mensais. Já a remuneração inicial do cargo de ADI é de R$ 695,35. A carga horária é de 40 horas semanais.
Os interessados podem se inscrever por meio eletrônico. Basta acessar o endereço eletrônico www.upenet.com.br durante o período de inscrições e, por meio do link correspondente ao Concurso da Prefeitura do Recife, efetuar o procedimento. Em caso de inscrição presencial, o candidato ou candidata poderá comparecer ao IAUPE/CONUPE, situado na Rua Dr. Carlos Chagas, nº. 136, Edifício Antônio Vieira, Térreo/Sala 06, Santo Amaro, Recife-PE, em dias úteis, no horário das 8h às 16h. No local, será disponibilizado o acesso à internet e o apoio necessário para o candidato se inscrever.
A taxa de inscrição é de R$ 50,00 para o cargo de ADI, e de R$ 55,00 para o de Professor I. O pagamento deve ser efetuado por meio de boleto bancário, até a data do vencimento, impreterivelmente. Em caso de feriado ou evento que acarrete o fechamento de agências bancárias na localidade em que se encontra o candidato, o boleto deverá ser pago antecipadamente. O local e horário de prova, bem como a regularidade do registro dos dados de inscrição e do recolhimento do valor da taxa, serão divulgados a partir de 29 de dezembro deste ano, no site da UPE.
O Concurso para Professor I será constituído de duas etapas, sendo a primeira composta de prova escrita e a segunda, de análise de títulos. A prova escrita, de caráter classificatório e eliminatório, será composta de 60 questões do tipo múltipla escolha e duas do tipo discursiva. A avaliação de títulos, segunda etapa do certame para Professor I, será de caráter classificatório, e visa aferir a formação e a especialização técnico-profissional na área de educação. O certame de ADI terá duas provas: escrita objetiva de múltipla escolha, e de Redação, ambas com caráter eliminatório e classificatório.
Fonte: www.recife.pe.gov.br

Especialistas criam ferramenta que detecta retoques de Photoshop em fotografias

Modelo determina, em 5 escalas, o grau de alterações de uma imagem por softwares específicos




Detector de photoshop
Sempre que vemos alguém famoso em alguma revista, provavelmente, pensamos: será que deram o famoso "retoque" de Photoshop nessa foto? Mas, convenhamos: sabemos que a maioria delas foi alterada. Porém, Hany Farid, especialista forense em imagens e Eric Kee, estudante de doutorado, prometem esclarecer essas questões, já que criaram um sistema que identifica se a foto tem ou não alterações digitais.

A novidade é um modelo computadorizado que foi desenvolvido após a análise de cerca de 460 conjuntos de fotos, originais e retocadas. Assim, foi criada uma medida matemática formal das alterações, que possui escala de 1 a 5, onde 5 significa "retoque pesado".

Para verificarem se o modelo realmente funciona, convidaram 50 pessoas do serviço de terceirização Mechanical Turk, da Amazon, para avaliar as fotos originais e alteradas. Segundo Farid, os resultados das pessoas e do modelo computadorizado ficaram próximos, revelando que o modelo realmente funciona.

Farid e Kee começaram o desenvolvimento do projeto após a Inglaterra anunciar que planeja rotular todas as propagandas que possuírem fotos alteradas: "As fotografias serão rotuladas como alteradas ou não. Mas há uma variação interessante: qual o tamanho dessa alteração? Foi isso que nos levou a pensar no projeto", diz Farid, em entrevista para o site da Wired.

"Agora temos uma medida matemática de retoques fotográficos. Podemos prever o que um observador médio diria", comenta o especialista. Para ele, o uso do retoque está aumentando, já que se olharmos "para as fotos de revistas de 10 anos atrás, perceberemos uma grande diferença. E essa diferença está aumentando cada vez mais".

Vale lembrar que, segundo os desenvolvedores, o modelo não determina precisamente um limite entre o "apropriado" e o "inapropriado", em relação aos retoques digitais feitos nas imagens.
"Esses julgamento cabe à sociedade", dizem.

Veja abaixo um galeria de imagens comparando fotografias originais com o resultado após o tratamento das fotos, que vimos nas capas de revistas de todo o mundo. E aqui, você conhece um site que te ajuda a descobrir tudo aquilo que o Photoshop cobriu! Veja como era o original, mesmo sem tê-lo em mãos!

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Governo federal: 11.245 vagas em pauta. Até R$13.904

Olá pessoal, fica ligado nessa matéria!

Está prevista, para os próximos meses, a divulgação de diversos concursos de órgãos federais, com oferta de vagas para vários níveis de escolaridade. Por isso, quem sonha em conquistar um emprego no serviço público federal deve manter os estudos em dia. Diversos órgãos programam concursos para um total de até 11.245 vagas. Primeiro edital, do concurso para o INSS, está previsto para dezembro. Acompanhe abaixo os concursos programados:
INSS - 1.875 vagas - 2º e 3º graus Edital do concurso para técnico (2º grau) e perito médico do INSS sai no dia 23 de dezembro. Vencimentos iniciais, respectivamente, de R$3.935,29 e R$9.070,93.

Ministério da Fazenda - 4.850 vagas - 2º e 3º graus Já solicitou ao Planejamento pedido de concurso para as áreas fiscal e de apoio. São pedidas 2.260 vagas na carreira de auditoria, sendo 1.210 para auditor-fiscal (R$13.094) e 1.050 para analista tributário (8.300). Também foram pedidas 2.590 vagas para a área de apoio, em cargos como assistente técnico administrativo (nível médio, com inicial de R$2.690,02).

Ministério da Agricultura - 3.204 vagas - 1º, 2º e 3º graus Programa a abertura de concurso para 3.204 vagas em diversos cargos, sendo 2.512 para área de apoio (agente de inspeção, analista, técnico de laboratório e auxiliar de laboratório, entre outros) e 692 para fiscal agropecuário (com inicial de R$9.986,59)

Ministério do Trabalho - 600 vagas - Superior Carlos Lupi já anunciou novo concurso para fiscal. Previsão de 600 vagas. O cargo requer nível superior em qualquer área. A remuneração inicial é de R$13.904.

Polícia Federal - 512 vagas - Superior Órgão só aguarda sinal verde do Planejamento para abrir o concurso para agente (396 vagas) e papiloscopista (116). Ambos os cargos são destinados a quem possui nível superior em qualquer área, além de carteira de habilitação (categoria B ou superior). A remuneração inicial é de R$7.818, incluindo auxílio-alimentação de R$304.

Agência do Petróleo - 152 vagas - Superior Agência Nacional do Petróleo quer abrir concurso para preencher 152 vagas. Nível superior. Serão 115 vagas para especialistas em Regulação de Petróleo e 22 para analista administrativo. Vencimento inicial de ambos é de R$9.263,20.

Ministério da Integração Nacional - 52 vagas - Superior Ministério do Planejamento já autorizou concurso para 52 vagas em diversos cargos de nível superior. Haverá vagas para analista administrativo, analista de sistemas e engenheiros, entre outros cargos. Iniciais de R$3.225,42.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Cuidado: hackers ameaçam excluir contas do Facebook em troca de informações pessoais

Falsos e-mails destinados a usuários da rede social afirmam que logins serão deletados caso não forneçam suas informações pessoais
Facebook
Um novo esquema de invasão tem como mira as contas do Facebook. Segundo informações do site Hoax-Slayer, hackers estão utilizando a técnica chamada "phishing" (ou pescaria, em português - já que a armadilha consiste em fazer com que o usuário seja "fisgado" por um link malicioso), e ameaçam excluir as contas caso informações pessoais não sejam entregues em até 24 horas.

Um e-mail é enviado aos usuários e diz, entre outras informações, que, a menos que dados pessoais e financeiros (incluindo números de cartão de crédito) sejam fornecidos no prazo de 24 horas, sua respectiva conta no site de relacionamentos será fechada.

Como apontado pelo Hoax-Slayer, os scammers podem usar essas informações para roubar a conta de usuários do Facebook. Logo, ao se passarem pelo titular do login, os criminosos têm a possibilidade de enviar mais mensagens contendo scam e spams aos contatos da vítima.

Uma vez que o invasor obtém acesso à conta do indivíduo, é provável que o dono real não consiga mais fazer o login, já que ele trocará senhas e endereços de e-mails cadastrados. Com os dados do cartão de crédito, os fraudadores podem realizar transações financeiras.

O Hoax-Slayer alerta para que os usuários não cliquem em nenhum link contido no e-mail. Os que caírem na armadilha serão direcionados para uma página que se assemelha ao design do Facebook - como a da imagem abaixo -, para então fornecerem informações pessoais, como os seis primeiros dígítos do cartão de crédito.




quarta-feira, 23 de novembro de 2011

LG lança três novos smartphones: um dual SIM, outro com preço reduzido e um 3o. corporativo



LG logo

Os três aparelhos rodam Android 2.3, possuem conexão 3G, Wi-Fi, processadores de 800 MHz e bateria com 1500mAh


A LG apresentou nesta terça-feira (23/11) os novos smartphones integrantes da família Optimus. Durante o evento, que aconteceu em São Paulo (SP), a fabricante sul-coreana divulgou três modelos: LG Optimus Hub, Net Dual e Pro. Todos rodam a versão 2.3 do Android (conhecido como Gingerbread), possuem conexão 3G, Wi-Fi, processador de 800 MHz, memória RAM de 256 MB e bateria com 1500mAh, o que oferece mais de um dia de uso intenso do celular, de acordo com a fabricante.

As diferenças entre os aparelhos, além dos preços, são as funcionalidades e público alvo. O Optimus Hub é voltado para quem precisa de um smartphone com mais recursos, porém, não quer gastar tanto. Já o Net Dual, como o nome sugere, é dual sim e foi criado para o consumidor que possui chips de diversas operadoras. O Optimus Pro, por sua vez, chega ao mercado com um teclado híbrido QWERTY e virtual, desenvolvido para os usuários que enviam muitos emails ou usam bastante as redes sociais.

Optimus Hub

Este modelo tem como principal atrativo o preço: R$ 699. De acordo com Rodrigo Ayres, gerente geral de estratégias de negócios de celular da LG, o celular chega ao mercado por um preço bastante competitivo, apesar de trazer funcionalidades características de um smartphone premium. O aparelho possui tela touchscreen de 3.5 polegadas, cartão de 4 GB, câmera de 5 megapixels  e tela de alto brilho, um diferencial entre os concorrentes da mesma categoria.




Optimus Net Dual

Este é o primeiro dual chip Android 2.3 da LG. Com ele, o usuário pode conciliar duas linhas distintas por meio de uma interface especialmente desenvolvida para este tipo de uso. O aparelho possui tela sensível ao toque de 3.2 polegadas e câmera de 3.2 megapixels. Apesar de possuir 2 chips, o celular é "toque único", o que significa que as linhas não ficam ativas simultaneamente durante uma chamada.

Segundo Rodrigo,  a escolha pelo modelo se deu devido à grande demanda do mercado brasileiro. "60% das buscas no site da LG tinham as palavras 'dual chip' e 'smartphone'", conta. "Este aparelho foi desenvolvido especialmente para o Brasil", completa. O modelo saí por R$ 649.

 

Optimus Pro

No mercado há menos de um mês, o Optimus Pro tem feito sucesso, segundo Rodrigo, devido à inovação no tamanho da tela. Diferente dos aparelhos convencionais com teclado QWERTY, o Pro possui tela em retrato, o que dá ao usuário um espaço de visualização maior. O display touchscreen tem 2.8 polegadas e traz as teclas de atalho logo abaixo, próximas ao teclado QWERTY para facilitar o acesso.

Fora isso, o aparelho tem acelerômetro, que faz com que a tela acompanhe a posição do celular e, quando necessário, exibe um teclado virtual para facilitar o manuseio. As especificações técnicas não diferem muito dos outros modelos. O smartphone tem câmera de 3.2 megapixels, cartão de 2 GB, Wi-Fi com roteador e custa R$ 649.


Os três modelos já estão disponíveis em todas as operadoras.

Fonte: Olhar digital

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

INSS define organizadora até o fim do mês

A Assessoria de Imprensa do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou à FOLHA DIRIGIDA, na última quarta-feira, dia 16, que sofreu atraso a definição da organizadora do concurso da autarquia, que terá oferta de 1.875 vagas (1.500 para técnico e 375 para perito médico). Ainda segundo a assessoria, nos próximos 15 dias, a entidade deverá ser definida.

O cargo de técnico exige o nível médio (antigo 2º grau), sendo uma ótima oportunidade para jovens em busca do primeiro emprego. Os rendimentos iniciais são de R$3.935,29 (já contando com a gratificação de atividade Executiva e a de desempenho de atividades do Seguro Social - 80 pontos). Estão inclusos R$304 de auxílio-alimentação.

Para o cargo de perito médico, exige-se graduação em Medicina e inscrição no Conselho Regional de Classe. Os vencimentos são de R$9.080,93 (considerando 80 pontos de gratificação de desempenho de atividade de Perícia Médica Previdenciária). À remuneração já está incluído o auxílio-alimentação de R$304.

Se o edital for divulgado em 23 de dezembro, como previsto, as provas do concurso deverão ser aplicadas do meio para o fim do mês de fevereiro de 2012. Isso porque o Decreto nº 6.944/2009 determina prazo de, pelo menos, 60 dias entre o edital e os exames.

A expectativa é de que as provas objetivas serão similar aos exames feitos nos últimos concursos de técnico (2007/2008) e de perito médico (2010). Os técnicos enfrentaram 150 questões, sendo 50 de Conhecimentos Básicos (Português, Raciocínio Lógico, Noções de Informática, Atualidades e Matemática), 30 de Complementares (Ética no Serviço Público e Noções de Direito Administrativo) e 70 de Específicos. A aprovação esteve condicionada à obtenção de, pelo menos, dez pontos nas disciplinas básicas, seis de complementares, 18 nas específicas e 45 no conjunto da avaliação.

Para perito, o exame constou de 120 questões, sendo 50 de Conhecimentos Básicos (Língua Portuguesa, Ética no Serviço Público, Noções de Direito Administrativo e Noções de Direito Constitucional) e 70 de Específicos (Medicina Geral, Medicina do Trabalho, Legislação Referente ao SUS, Legislação do Trabalho e Legislação Previdenciária). Foram aprovados os candidatos que conseguiram obter pelo menos dez pontos em Conhecimentos Básicos, 21 nos Específicos e 26 no montante da prova.

Fonte: Folha Dirigida

domingo, 20 de novembro de 2011

Você ronca enquanto dorme? Urso robótico resolve o problema do barulho!

Travesseiro criado por japoneses ajuda pacientes que sofrem de apneia, fazendo com que eles tenham uma boa noite de sono

Roncar. Essa, com certeza, é uma das reclamações mais comuns entre casais em que um dos parceiros se torna um tanto barulhento à noite. Pensando em acabar com esse problema, cientistas japoneses desenvolveram um urso robô que cutuca o usuário durante o sono e força a mudança de posição caso a pessoa comece a roncar.


O urso polar robótico, chamado "Jukusui-Kun" ("sono profundo", em português), é um travesseiro criado por pesquisadores da Universidade Waseda para ajudar pacientes que sofrem de apneia, um distúrbio que obstrui a respiração durante o sono.

O robô é composto por três partes: a primeira é um medidor de oxigênio que fica preso na mão do indivíduo para detectar os níveis de O2 no sangue; a segunda diz respeito a uma fina camada colocada embaixo do colchão; e, por fim, um microfone plugado no travesseiro para medir a quantidade de decibéis emitidos pelo ronco da pessoa. Ao menor sinal de alerta, as patas do urso se movem em direção ao rosto de quem está dormindo e faz pequenas cócegas para que o usuário se vire e tenha uma boa noite de sono.

A invenção foi apresentada durante a 19º edição da Feira Robótica Internacional de Tóquio, evento voltado para a divulgação do que há de mais moderno - e curioso - em termos de tecnologia no Japão. Ainda não se sabe quando ou se o Jukusui-Kun será comercializado. Veja, abaixo, um vídeo que demonstra a utilização do produto:


sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Petrobras abre 350 vagas e formação de cadastro reserva de até R$ 6.217,19



A Petróleo Brasileiro S.A. - PETROBRAS realizará Processo Seletivo Público para provimento de 350 vagas e formação de cadastro reserva em cargos de nível superior e de nível médio, executado pela Fundação Cesgranrio.
Dos Cargos:
  • Nível Superior: Geofísico Júnior - Geologia (76);
  • Nível Médio: Técnico de Contabilidade Júnior (35), Técnico de Estabilidade Júnior (36), Técnico de Exploração de Petróleo Júnior - Geodésia (3), Técnico de Exploração de Petróleo Júnior - Geologia (26), Técnico de Exploração de Petróleo Júnior - Informática (7), Técnico de Logística de Transporte Júnior - Operação (12), Técnico de Manutenção Júnior - Caldeiraria (26), Técnico de Perfuração e Poços Júnior (96), Técnico de Projetos, Construção e Montagem Júnior - Elétrica (2), Técnico de Projetos, Construção e Montagem Júnior - Estruturas Navais (7), Técnico de Projetos, Construção e Montagem Júnior - Mecânica (4), Técnico de Suprimento de Bens e Serviços Júnior - Elétrica (3), Técnico de Telecomunicações Júnior (11), Técnico Químico de Petróleo Júnior (6).
Das Inscrições:
A inscrição deverá ser efetuada somente via Internet, no período da 0h do dia 24 de novembro até às 23h59min do dia 13 de dezembro de 2011, na página da Fundação Cesgranrio (www.cesgranrio.org.br), observado o horário oficial de Brasília-DF.
Para os candidatos que não dispuserem de acesso à Internet, a Fundação Cesgranrio disponibilizará, nos dias úteis, locais de inscrição credenciados com computadores, no período de 24 de novembro a 13 de dezembro de 2011, entre às 9h e 16h, horário oficial de Brasília.
O recolhimento da taxa de inscrição, expressa em reais, será nos valores de R$ 35,00 para os cargos de nível médio e de R$ 50,00 para os cargos de nível superior.
Da Confirmação de Inscrição:
Os candidatos devem verificar a Confirmação de Inscrição, a partir de 18 de janeiro de 2012, na página da Fundação Cesgranrio e são responsáveis por imprimi-la.
É obrigação do candidato conferir o nome; número do documento de identidade, sigla do órgão expedidor e Estado emitente; CPF; data de nascimento; sexo; cargo/polo de trabalho em que se inscreveu; e, quando for o caso, a informação de tratar-se de pessoa com deficiência que demande condição diferenciada para a realização das provas e/ou esteja concorrendo às vagas reservadas para pessoas com deficiência.
Das Etapas:
O Processo Seletivo Público será constituído de avaliação da qualificação técnica dos candidatos, representada por habilidades e conhecimentos aferidos por meio da aplicação de provas objetivas (para todos os cargos), sendo as provas de conhecimentos básicos de caráter eliminatório e as provas de conhecimentos específicos de caracteres eliminatório e classificatório e de exame de capacitação física somente para o cargo de Técnico de Perfuração e Poços Júnior, de caráter eliminatório.
As provas objetivas para o cargo de nível superior terão duração de 4h30min e para nível médio terão duração de 4h serão realizadas nas cidades de Aracaju-SE, Belém-PA, Belo Horizonte-MG, Brasília-DF, Campinas-SP, Campo Grande-MS, Curitiba-PR, Florianópolis-SC, Fortaleza-CE, Goiânia-GO, João Pessoa-PB, Macaé-RJ, Maceió-AL, Manaus-AM, Mauá-SP, Natal-RN, Porto Alegre-RS, Recife-PE, Rio de Janeiro-RJ, Salvador-BA, Santos-SP, São José dos Campos-SP, São Luís-MA, São Paulo-SP e Vitória-ES.
O exame de capacitação física (exclusivamente para o cargo de Técnico de Perfuração e Poços Júnior) será realizado na cidade de Macaé-RJ.
O candidato deverá chegar ao local das provas e dos exames com uma hora de antecedência do início dos mesmos, munido de Cartão de Confirmação de Inscrição, recebido via postal ou impresso da página da Fundação Cesgranrio na Internet; do documento de identidade original válido (não vencido) com o qual se inscreveu e de caneta esferográfica transparente de tinta preta.
O resultado final deste Processo Seletivo Público será homologado, publicado no Diário Oficial da União e divulgado nos endereços eletrônicos.
O prazo de validade deste Processo Seletivo Público esgotar-se-á em seis meses, a contar da data de publicação do Edital de homologação dos resultados finais, podendo vir a ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a critério da Petrobras.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

118.809 inscritos no concurso do TJPE

As inscrições para o concurso de servidor do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) alcançaram um número bastante significativo. De acordo com informações da Fundação Carlos Chagas, 118.809 pessoas se inscreveram para o certame, cujas provas estão previstas para acontecer no dia 15 de janeiro de 2012.

Com o objetivo de alcançar uma efetiva prestação jurisdicional em todo o Estado, o concurso do TJPE foi dividido em polos regionais. Deste modo, os candidatos escolheram um dos 15 polos para concorrer as 203 vagas disponibilizadas pelo edital para os cargos de técnico (nível médio), analista (nível superior) e oficial de justiça (nível superior/formação em direito).

Na Comarca do Recife, registraram-se 68.372 pessoas no concurso. Na Região Metropolitana I e II, 8.060 e 3.989 candidatos, respectivamente. A Zona da Mata Sul também se dividiu em dois polos, nos quais 4.523 candidatos se inscreveram. Na Zona da Mata Norte, tem-se 2.512 candidatos inscritos.

Agreste - No polo do Agreste Central de Pernambuco, 8.213 candidatos vão concorrer a vagas no Judiciário. No Agreste Setentrional, 3.256 pessoas se inscreveram para participar do certame. Já no Agreste Meridional, o registro foi de 3.844 pessoas.

Sertão - O Sertão do Moxotó e Itaparica conta com 2.410 inscritos. Para o concurso no polo do Sertão do Pajeú, 2.843 pessoas efetuaram suas inscrições. Já nos polos do Sertão Central, Araripe e São Francisco, o concurso contou com a inscrição de 2.023, 2.037 e 6.727 pessoas, respectivamente.

O último concurso para o cargo de servidor público do Judiciário pernambucano, realizado em 2007, teve a validade prorrogada até julho deste ano. Nesse período, foram nomeados 2.778 técnicos, 1.600 analistas e 671 oficiais.