Essa tendência de crescimento, causada sobretudo pela grande variedade de modelos acessíveis, fará com que a venda de smartphones supere a marca de 1 bilhão de dispositivos vendidos até o fim de 2016. Segundo a previsão da consultoria, a cada dois telefones comprados, um será smartphone.
Além de apresentar números, o estudo da empresa de pesquisa também abordou as mudanças do mercado de smartphones neste ano comparado a 2010. É abordado, por exemplo, a queda de participação do mercado da Nokia, que é maior fabricante de celular do mundo: no 1º quadrimestre de 2010, a empresa detinha 40% no ano passado, e no início deste ano reduziu para 24%.
Outro caso analisado é o da fabricante sul-coreana LG. Segundo o estudo, a empresa, apesar de ser a terceira OEM do mundo (empresa que fabrica produtos para outras companhias que, depois, cuidam dos detalhes finais para a venda), ainda patina no mercado de celulares inteligentes. A companhia lançou poucos aparelhos e isso fez com que ela ficasse com apenas 4% do mercado de telefones inteligentes.
“As razões das falhas na venda de smartphones pelas empresas variam e inclui diversos fatores como design pobre, interfaces de usuário insatisfatórias e portfólio de aparelhos que não oferecem recursos diferenciados”, analisa o estudo.
Em contrapartida, a Samsung, concorrente direto da LG, tem apresentado cada vez mais smartphones e passou de 3% de Market share no ano passado para 13% neste ano. De acordo com os analistas da IMS, um das vantagens da Samsung é a diversificação de portfólio, que inclui aparelhos com o sistema Bada, Windows Phone e a série Galaxy com o sistema Android do Google.
A Apple também foi destacada pelo fato de conseguir manter uma boa fatia do mercado com poucos aparelhos. No ano passado, a companhia de Steve Jobs tinha 16% da fatia de mercado de smartphones e neste ano subiu para 19%. Recentemente, a empresa anunciou o recorde de vendas de iPhones chegando a marca de 20 milhões de aparelhos.
Fonte: UOl tecnologia
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