País segue tendência mundial de queda no mercado de computadores domésticos e corporativos
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De acordo com a consultoria, a queda foi mais acenturada no setor de desktops, onde o número foi reduzido em 11%. Já a venda de notebooks também caiu, mas um pouco menos: 9%.
Destes números, 2,2 milhões de unidades foram vendidas para uso doméstico, enquanto 1,1 milhão para ambientes corporativos.
O mercado corporativo, no entanto, vê uma queda mais lenta, de apenas 6%. "Ainda é possível perceber um movimento de compra, mesmo que conservador, por parte do segmento de pequenas e médias empresas", afirma o analista Pedro Hagge.
"Já para quem quer navegar pela internet, consumir conteúdo, ou até mesmo usar algum dispositivo para jogos, por exemplo, os tablets estão sendo preferidos, principalmente os de preços mais acessíveis, o que ajuda a entender a queda de 12% nas vendas de computadores entre os usuários domésticos", completa Hagge.
A consultoria vê o aumento de preços recente como um dos motivos para a queda do mercado. E o aumento de preços estaria diretamente ligado às novas tendências da área, como telas sensíveis ao toque, dispositivos mais finos, híbridos e conversíveis, que encarecem a produção.
Em uma perspectiva anual, a empresa prevê uma queda de 8% ao final do ano de 2013.
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