O ano começou tumultuano para o Yahoo. O site yahoo.com se tornou uma armadilha para que cibercriminosos pudessem instalar malwares nas máquinas dos visitantes por meio de anúncios maliciosos que redirecionavam as pessoas para sites com códigos que exploravam falhas no Java.
De acordo com a Fox IT, empresa de segurança sediada na Holanda, a pessoa nem mesmo precisava clicar no anúncio para ser levada ao site malicioso. Bastava que a publicidade fosse exibida para direcionar o usuário ao site.
No blog da Fox IT, foi estimado que o número de visitas ao site em questão chegou a 300 mil por hora. De acordo com a empresa, a taxa de infecção média é de cerca de 9%, o que significaria 27 mil infecções por hora.
O post revela que os países mais afetados foram a Romênia, Reino Unido e a França, embora não haja uma explicação clara pelos quais estas regiões ocupem este posto, mas "é provavelmente devido à configuração dos anúncios maliciosos", explica. Há evidências de que o site infectado estaria hospedado na Holanda, mas não foi possível identificar os cibercriminosos.
O tráfego para a página maliciosa já estaria se reduzindo, o que dá a entender que o Yahoo já resolveu o problema. A empresa diz já ter removido o anúncio e questão e monitorar o serviço para bloquear outros que possam cumprir a mesma função.
Via CNET e Fox IT
Nenhum comentário:
Postar um comentário