sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Steve Jobs: com ele, o que era ficção científica virou realidade


Veja alguns itens que o executivo pensou anos atrás, e que hoje fazem parte da nossa realidade

apple
Steve Jobs previu anos atrás como seria a tecnologia nos dias de hoje, e expressou isso através da genialidade dos produtos que criou na Apple.

Pensando nisso, o site Popsci listou algumas das maiores realizações de Jobs que nos fazem sentir como se estivéssemos segurando o futuro em nossas mãos. Confira:

Video-chamadas

A primeira chamada de vídeo apareceu numa exposição em 1964, e posteriormente deu as caras em filmes e séries de ficção científica, como "2001: Uma Odisseia no Espaço" e "Star Trek". Décadas depois, a humanidade ainda não havia abraçado a ideia do videochat. Em 2006, o Skype foi um dos primeiros a reunir todas essas funções nos computadores, estendendo-se também para os smartphones. Mas foi em 2010, com o Facetime da Apple, que o conceito real de videochamadas veio a público.

Comando de voz
Apesar de existir mesmo em antigas tecnologias, a ideia de um assistente pessoal que pudesse entender e responder aos comandos do usuário levou um certo tempo até chegar ao que conhecemos hoje. Em meados dos anos 80, mesmo sem Jobs à frente da Apple, a empresa mostrou algumas previsões futurísticas. Uma delas foi o Futureshock, que tinha uma interface parecida com a dos tablets atuais.



Gestos
Jobs mostrou, antes de qualquer um, novas formas de interação com os gadgets, especialmente interfaces em que os humanos pudessem participar através de gestos e toques. Eles foram incorporados a todos os produtos da Apple, desde os portáteis até o simples mouse - acessórios que facilitaram os comandos de resposta dos controles. No vídeo abaixo vemos outra demonstração do Futureshock que mostra essas interações (destaque a partir dos 3:25):



Internet móvel
Com o passar do tempo, a internet se tornou um item indispensável na vida das pessoas. Imediatamente, foi necessário ultrapassar algumas barreiras para que ela chegasse aos dispositivos portáteis. Mas não foi o iPhone que iniciou esse conceito, que já existia em smartphones como o BlackBerry e o Palm Treo. A diferença é que o celular da Apple foi o primeiro aparelho a ter realmente um conteúdo completo de acessibilidade móvel, que inclui uma tela gigante, velocidade rápida e maior capacidade de navegação, além de popularizar o simples ato de conectar-se à internet através do celular.

Tablets
O iPad foi o produto que elevou os tablets ao mainstream, mas eles existem antes mesmo de Jobs lançar sua versão do aparelho. Existem muitos exemplos de que essa tecnologia já era imaginada há bastante tempo; um dos mais conhecidos é o livro "Guia do Mochileiro das Galáxias". Mas o site Gizmodo fez um vídeo reunindo várias características daquilo que seria "o tablet dos nossos sonhos". Assista:



Nenhum comentário:

Postar um comentário