quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

2006 a 2012: uma breve história do Twitter no Brasil

Veja história e perspectivas da rede social que acaba de abrir escritório no Brasil


Reprodução
Twitter Brasil
O Twitter inaugurou oficialmente seu escritório físico em terras brasileiras nesta quarta-feira, 5. Na ocasião, Guilherme Ribenboim, diretor-geral da empresa no país, e Shailesh Rao, vice-presidente internacional, ressaltaram a importância do Brasil nas estratégias da rede social.

Sem falar em números absolutos, Rao afirma que o país representa um dos cinco mais ativos no Twitter. Nem sempre foi assim. Relembre a trajetória da rede social por aqui.

Início


Evan Williams, um dos responsáveis pela criação do Blogger, e Biz Stone, que também trabalhava no Google, criavam a Odeo, uma empresa dedicada a podcasts e que não obteve muito sucesso.

Em março de 2006, paralelamente eles lançavam um serviço de troca de status via SMS. Nascia o protótipo do Twitter, batizado originalmente de Status. Cada vez que uma atualização era enviada, você recebia um twich (vibração, em tradução livre).

Procurando refinar o nome, a equipe de desenvolvimento chegou a Twitter, que pode significar “uma pequena explosão de informações inconsequentes” ou “pios de pássaros” – e que, além de combinar com o intuito da rede social, deu a ideia de utilizar o passarinho como mascote.

Crescimento internacional
A rede social começou a ganhar destaque no mesmo ano, quando ela foi apresentada no Southside by Southwest (SXSW), um festival norte-americano de música, filme e tecnologia. A propaganda e o sucesso do Twitter no evento foram tão grandes que o número de mensagens diárias saltou de 20 mil para 60 mil. Seus criadores chegaram até a receber o prêmio Web Award no SXSW.

Trending Topics
Uma das principais ferramentas do Twitter, os Trending Topics só foi implantada em 2009.

Em janeiro de 2010 nasciam os TTBr, em que era possível ver os tópicos mais discutados exclusivamente no Brasil e em algumas cidades como São Paulo.

Hoje, na inauguração do escritório do Twitter no Brasil, foi anunciado que futuramente deverá haver uma expansão dos Trending Topics nas cidades brasileiras.

Primeiro brasileiro no Twitter
Como o Twitter deleta muitos de seus arquivos, não se sabe com certeza quem foi o primeiro brasileiro a tuitar. O youPIX fez uma investigaçãoutilizando o serviço Wayback Machine e chegou à possível conclusão de que o primeiro a entrar na rede social teria sido o usuário @crisdias, em julho de 2006.

Twitter em português
Apesar de ter se popularizado no Brasil em meados de 2008, o Twitter só foi ganhar sua versão em português em julho de 2011.

Segundo a consultoria britância comScore, em março do mesmo ano, a rede social contava com 94 milhões de visitas brasileiras ao mês.

Queda 

No início de 2012, o Brasil alcançou o segundo lugar em número de contas no Twitter, com cerca de 40 milhões de contas ativas. No entanto, no país os números já não crescem mais, muito pelo contrário.

Em setembro desse ano, a comScore revelou que a audiência brasileira na rede social caiu 24%: foi de 12,916 milhões de acessos únicos, em julho de 2011, para 9,774 milhões em agosto de 2012.

Além disso, levantamento feito pela Enken, de publicidade digital, estima que entre 20% e 25% dos usuários do Twitter no Brasil não acessaram seu microblog no último ano.

Com todo esse contexto, história e perspectiva, o Twitter carrega um bom nome e grandes desafios para conquistar anunciantes e arrecadar renda no Brasil.

Fonte: Olhar digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário